Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/10/2005 - 18h15

Confira a íntegra do bate-papo com a jornalista Lilian Christofoletti

Publicidade

da Folha Online

A jornalista Lilian Christofoletti, 31, participou nesta quinta-feira de bate-papo sobre a prisão do ex-prefeito Paulo Maluf. No bate-papo, a jornalista falou sobre os bastidores da cobertura da prisão e dos processos enfrentados pelo ex-prefeito e por seu filho Flávio.

Folha Imagem
A jornalista Lilian Christofoletti
A jornalista Lilian Christofoletti
A jornalista avaliou que a população está mais interessada na vida dos políticos em geral e disse que é difícil cobrir o caso da prisão porque o processo corre sob segredo de Justiça.

Confira a íntegra do bate-papo (o texto abaixo reproduz exatamente a maneira como os participantes digitaram suas perguntas e respostas):

(04:59:15) Lilian: Olá para todos. Sou jornalista, acompanho Maluf há alguns anos e estou pronta para as perguntas.

(04:59:43) Juju fala para Lilian: Como começou sua história com o caso Maluf?

(05:00:39) Lilian: Em 99, quando estourou a máfia dos fiscais. A gestão do ex-prefeito foi citada na investigação.

(05:00:59) outromaloquero fala para Lilian: Vocês recebem muitas ameaças? Presumo que jornalistas que cubram fatos como a prisão do Maluf recebam muitas ameaças.

(05:02:12) Lilian: outro, não recebemos ameaças. O tratamento com o ex-prefeito e com seus apoiadores sempre foi respeitoso. Ameaças ocorrem mais em coberturas policiais.

(05:02:21) wash fala para Lilian: Lilian! Maluf será punido? Por que tantos anos para chegar a esse homem suspeito de tantos crimes?

(05:03:50) Lilian: wash, isso só a Justiça poderá dizer. os processos ainda estão em trâmite. Maluf é réu hoje em cerca de 40 processos.

(05:04:12) wash fala para Lilian: A 'doença' de Maluf não é mais uma mentira? Outra forma de fugir do foco?

(05:05:18) Lilian: wash, o ex-prefeito passou por um exame de cateterismo. a transferência dele para o hospital foi acompanhada pelo CRM (Conselho Regional de Medicina) e teve também o aval de médicos da própria PF.

(05:05:39) Elizabeth fala para Lilian: Boa tarde! Lilian você acha sensato encararmos à prisão de Paulo Maluf como uma possível 'Vitória' e também como uma forma de desmistificar à população que acredita que político corrupto dificilmente paga pelos seus erros.

(05:08:25) Lilian: Elizabeth, Maluf não está preso por conta dos processos a que responde, mas porque, por meio de escutas telefônicas, ficou constatada uma tentativa de impedir o depoimento de um doleiro. A Justiça ainda não se pronunciou sobre o processo por evasão de divisas.

(05:08:32) Sérgio fala para Lilian: Vcs tiveram acesso ao inquérito instaurado pelo MP de São Paulo?

(05:09:32) Lilian: Sérgio, sim, tenho acompanhado toda a investigação.

(05:09:39) junot fala para Lilian: Lilian voce nao acha que aquela gravaçao do Maluf com a sua scretaria , onde ele pergunta sobre a posiçao de us$ que ele tem nos EUA nao pode ser da Eucatx

(05:10:30) Lilian: Sim, é possível. Por isso, a reportagem da Folha destacou que a empresa do ex-prefeito tem negócios nos Estados Unidos.

(05:10:41) carlos fala para Lilian: Qual o envovimento do PT na morte de Celso Daniel?

(05:12:04) Lilian: Carlos, o Ministério Público acredita que a morte de Daniel tem relação com o suposto esquema de corrupção montado na Prefeitura de Santo André e, segundo testemunhas, esse esquema servia para abastecer campanhas eleitorais do PT.

(05:12:16) babe pergunta para Lilian: Lilian, qual foi o momento mais difícil da cobertura do caso maluf?

(05:14:06) Lilian: babe, a cobertura do caso Maluf é díficil porque toda a investigação sobre envio de dinheiro para o exterior corre sob sigilo, o que dificulta a apuração.

(05:14:29) wash fala para Lilian: Vc tem informações sigilosas que não pode divulgar? Vc está preservando as fontes ou os andamentos jurídicos?

(05:17:33) Lilian: wash, tenho algumas informações que ainda não foram confirmadas e, por isso, não podem ser publicadas. As fontes são sempre preservadas.

(05:17:36) alejandro fala para Lilian: vc. acredita que o maluf continuara preso?

(05:18:13) Lilian: alejandro, não sei. Os advogados entraram com habeas corpus em diferentes tribunais e isso ainda será analisado.

(05:18:26) Sérgio fala para Lilian: Com a existência do mensalão desde à época, das Eleições de 2002, pode-se dizer que a tentativa de Maluf, em fazer acordo com o PT quando da eleição para a então prefeita de São Paulo, este dinheiro encontrado não poderia ser vinculado aos empréstimos vindo do estrangeiro pelo empresário Marcos Valério?

(05:20:12) Lilian: Sérgio, as primeiras contas no exterior creditadas ao ex-prefeito foram abertas ainda durante a gestão dele, entre 93 e 96. Entre 2002 e 2003, as contas foram bloqueadas no exterior.

(05:20:24) Mônica fala para Lilian: Oi Lilian. Também sou jornalista e gostaria de saber como você encarou aquela exclusividade do Cesar Tralli, da GLobo, na prisão do Flavio Maluf. O que você acha da posição da PF naquela ocasião?

(05:21:48) Lilian: Mônica, eu acho que o jornalista não deve interferir na notícia. O jornalista registra o fato.

(05:22:00) Nilo pergunta para Lilian: Você acha que existe alguma chance do dinheiro ser repatriado algum dia ?

(05:22:24) mak fala para Todos: Lilian, vc acha que se o Mluf estivesse solto ele poderia atrapalhar as investigações? E por isso que eles o mantém preso?

(05:23:12) Lilian: Nilo, o pedido de devolução do dinheiro no exterior já foi feito em ação cível do Ministério Público. Mas o trâmite é bastante demorado. Pode levar pelo menos até dez anos.

(05:23:25) junot fala para Lilian: vc acredita na estoria do Batochio que o Maluf esta com depressao?

(05:24:30) mak fala para Todos: Lilian, vc acha que se o Maluf estivesse solto ele poderia atrapalhar as investigações? E por isso que eles o mantém preso?

(05:24:50) Lilian: Juniot, acompanho o ex-prefeito há mais de seis anos. Acho possível realmente que ele esteja deprimido, afinal ele está preso.

(05:25:03) Pardal fala para Lilian: Se condenado, qtos anos de prisão o Maluf pega?

(05:26:09) Lilian: Pardal, se o ex-prefeito for condenado pelos quatro crimes (lavagem, evasão, formação de quadrilha e corrupção), ele poderá pegar pelo menos oito anos de prisão.

(05:26:17) bem-feito! fala para Lilian: mas a PF dá um frontal r um tofranil pra ele e vamos em frente!

(05:26:23) CAPITU fala para Lilian: Boa tarde, por que será que correram prender o Maluf justo agora, com todos esses escândalos envolvendo principalmente o 'pessoalzinho' do PT???? Seria para desviar nosswa atenção???? Se vão prender um, que prendam todos....

(05:28:12) Lilian: capitu, boa tarde. Maluf foi preso por conta das escutas telefônicas feitas pela PF entre junho e agosto deste ano.

(05:28:30) Salim fala para Lilian: Existe a posssibilidade do habeas corpus beneficiar o Maluf e o filho dele independentemente, ou seja um ficar livre e o outro preso?

(05:29:28) Lilian: Salim, sim, existe. Os pedidos de habeas corpus são individuais. Os advogados de Flávio recorreram ontem ao Supremo. Os advogados de Maluf, não.

(05:29:34) UIRAN fala para Lilian: LILIAN foi imprescindivel a cobertura da imprensa para a prisão do Maluf?.E por que os processos contra o Quercia não tiveram a mesma cobertura da imprensa?.

(05:31:45) Lilian: Uiran, existe um interesse público na cobertura do caso de Maluf, que foi prefeito duas vezes de São Paulo e uma vez governador. A imprensa também sempre acompanhou casos envolvendo Quércia, lembra-se da questão de Israel?

(05:31:57) carlos..25.. fala para Lilian: por ter 74 anos, ele pode ser libertado?

(05:35:21) Lilian: Carlos, juridicamente isso não influencia hoje na prisão preventiva, mas influencia numa investigação criminal contra ele. Todo o prazo na Justiça é reduzido pela metade. Ou seja, se alguém pode ser investigado durante doze anos, Maluf pode ser investigado durante seis anos.

(05:35:34) CARLOS fala para Lilian: Voce acha Justo que o Maluf pague por tudo ? e os outros por traz disso tudo como é que fica ?

(05:37:34) Lilian: Carlos, a prisão de Maluf é preventiva e foi por ordem judicial. Outras pessoas ainda estão sendo investigadas pelo Ministério Público e pela PF.

(05:37:47) HENN fala para Lilian: ONDE POSSO ENCONTRAR O CASO MALUF DESDE O INICIO PARA QUE EU POSSA ME INTERAR DO ASSUNTO????

(05:39:11) Lilian: Henn, para conhecer um pouco sobre a origem do malufismo, indico o livro do meu colega Maurício Puls, do Folha Explica. Quanto às investigações atuais, nos jornais.

(05:39:29) carnejo fala para Lilian: Pensem: Há quanto tempo as acusações sobre Maluf e sua trupe estãosendo investigadas???

(05:40:52) Lilian: Carnejo, há muito tempo. O difícil é reunir indícios fortes que sustentem uma investigação.

(05:41:04) ROBINSON fala para Lilian: Boa Tarde, Lilian Voce teve acesso as dependencias da PF onde Maluf está localizado?? Vc sabe se existe algum beneficio por parte dos policias por ele ser uma pessoa importante no Meio Politico???

(05:43:08) Lilian: Robinson, boa tarde. Não tive acesso à carceragem. Um grupo do Ministério Publico Federal reclamou com a juíza supostas regalias de Maluf na prisão (teria uma sala só para guardar suas coisas e um horário mais flexível para permanecer na cela). Os advogados e amigos do ex-prefeito contestam. Dizem que não há regalias e que a situação é muito ruim.

(05:43:14) Pita fala para Lilian: Por quanto tempo mais o Maluf pode ficar preso ?

(05:44:55) Lilian: Pita, Maluf está preso como garantia da instrução penal. Esse período, em que são ouvidas as testemunhas, é fixado em 81 dias. Mas esse prazo pode ser mais ou menos.

(05:45:34) TATO fala para Lilian: Qual sua opinião para que um político cuja honestidade sempre foi discutida, ainda possa ter tantos eleitores e pessoas que o defendam ?

(05:48:50) Lilian: Tato, Maluf tem um eleitorado cativo em São Paulo. O ex-prefeito representa um segmento que prefere políticos mais populista. Em São Paulo, ele herdou ainda os votos de Adhemar de Barros. É forte ainda a imagem dele de 'tocador' de obras.

(05:49:15) rivera fala para Lilian: Maluf es la mejor historia de tu carrera como jornalista? Saludos desde España

(05:51:10) Lilian: Saludos, Rivera. Es una historia que me enseña mucho como periodista.

(05:51:16) wilson fala para Lilian: Lilian, com a morosidade da justiça brasileira, não existe a possibilidade dos supostos crimes atribuídos a ele prescreverem?

(05:51:58) Lilian: Wilson, sim, existem. Não para o filho Flávio.

(05:52:10) Rebeca fala para Lilian: O Sr.Malluf é considerado reu primário?

05:53:04) Lilian: Rebeca, sim. Ele responde hoje a cerca de 40 processos. Um, na área cível, transitou em julgado. Mas, mesmo assim, os advogados entraram com recurso.

(05:53:16) antony fala para Lilian: Celso Daniel tem um irmao....Joao Francisco Daniel...que eh Investidor numa 'factory' de um Bicheiro 'Araujo'...em Santo Andre....bicheiro esse que financia as campanhas de Duilio Pizaneschi....o que vc sabe sobre isso?

(05:54:04) Lilian: antony, não sei sobre isso. Sei que ele, há uns dois anos, não mora mais em Santo André. Por conta de ameaças, mudou-se para outro Estado.

(05:54:10) ContribuinteLesado fala para Lilian: Vc já conversou demoradamente com o Maluf? Como foi a converesa ? Ele é notoriamente evasivo...

(05:55:10) Lilian: contribuinte, já conversei muitas vezes com Maluf. Ele é muito habilidoso e inteligente nas respostas, nem sempre responde às perguntas.

(05:55:10) Lucila fala para Lilian: boa tarde. Na sua opinião, essa busca toda envolvendo o político maluf, pode de alguma maneira influenciar gerando uma corrida a outros políticos corruptos? Acredita você que é o início de uma nova era de transparência? Ou terminará em 'pizza' como sempre?

(05:56:43) Lilian: Lucila, acho que a população fica mais atenta e interessada na vida dos políticos de uma forma geral. E isso é bastante positivo.

(05:57:19) Lilian: Obrigada a todos pelas perguntas. Até mais.

Leia mais
  • Entenda as denúncias contra o ex-prefeito de São Paulo

    Especial
  • Confira as últimas reportagens da jornalista (Só assinantes)
  • Veja as últimas reportagens sobre a prisão de Paulo Maluf
  • Veja como foram os bate-papos anteriores
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página