Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/10/2005 - 12h57

Ciro Gomes envia carta a presidente da CNBB para agendar reunião

Publicidade

da Folha Online

O ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, enviou carta para o presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Cardeal Geraldo Magela, pedindo que seja marcada uma data para retomar o debate sobre o projeto de transposição do rio São Francisco. Na carta, o ministro afirma que é seu "dever" cumprir o compromisso feito com o bispo de Barra (BA) dom Luiz Flávio Cappio.

O bispo anunciou ontem o fim da greve de fome que teve início no dia 26 de setembro em protesto contra o projeto de transposição. O acordo, no entanto, gera dúvidas. Para Cappio, o governo se comprometeu a suspender o início das obras de transposição durante o período em que o projeto voltar a ser discutido no país.

O interlocutor do governo, o ministro das Relações Institucionais, Jaques Wagner, negou. "Você ouviu alguém falar em suspensão ou adiamento?", respondeu aos jornalistas, ao ser questionado sobre o assunto.

Leia a íntegra da carta:

"A Sua Reverendíssima o Senhor

Cardeal Geraldo Magela

Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

Reverendíssimo Cardeal,

1 . Atendendo prazerosamente a expressas instruções do Excelentíssimo Senhor Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, solicito a V. Revma. providências, no sentido de que a CNBB agende, para data e local que lhe for conveniente, a retomada do debate acerca do PROJETO DE REVITALIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO DE BACIAS DO RIO SÃO FRANCISCO ÀS BACIAS DO NORDESTE SETENTRIONAL, por nós chamado de PROJETO SÃO FRANCISCO.

2. Aproveito a ocasião para agradecer a V. Revma. a oportunidade que já nos houvera concedido, ao aceitar nosso pedido para um debate no dia 29 de setembro de 2004. Cremos que aquela oportunidade nos foi muito rica, mas como o projeto tem despertado muitas paixões, o que é natural, e, infelizmente, muitas desinformações, pensamos ser nosso dever cumprir imediatamente o compromisso que celebramos com o Revmo. Bispo de Barra na Bahia, de aprofundarmos, o que necessário for, este debate, para que, quem sabe, possamos encontrar o termo de unidade tão sonhado por nós ao redor do melhor interesse público envolvido pelo tema.

3. No aguardo de sua resposta, antecipo meus agradecimentos e reitero a V. Revma. e dignos irmãos meus protestos de elevada estima e distinta consideração.

Respeitosamente,

Ciro Gomes
Ministro de Estado da Integração Nacional."

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a transposição do rio São Francisco
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página