Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/10/2005 - 11h03

PT divulga hoje boletim parcial do segundo turno das eleições

Publicidade

da Folha Online

Os primeiros resultados do segundo turno do PED (Processo de Eleições Diretas) do PT devem ser divulgados no início da tarde desta segunda-feira, por meio de um boletim parcial. A previsão é de que a apuração termine na quinta-feira.

O processo de votação nas eleições internas do PT foi encerrado às 17h deste domingo em todo o Brasil. Filiados votaram em seus candidatos à presidência nacional do PT, além de presidentes estaduais em oito Estados, presidentes municipais em 86 cidades --sendo 10 capitais-- e presidentes zonais em 19 diretórios desta instância.

Segundo o coordenador nacional do PED, Francisco Campos, mais de 150 mil petistas votaram no segundo turno das eleições presidenciais do partido, número bem abaixo do registrado na primeira votação no dia 18 de setembro: 315 mil.

Apesar da redução significativa, ele definiu o quorum obtido como "bastante expressivo e satisfatório". "Não havia disputa na maioria dos Estados e cidades, então, a queda é natural", disse.

Presidente

Concorrem para o cargo de presidente nacional da legenda Ricardo Berzoini (do Campo Majoritário) e Raul Pont (da Democracia Socialista). Serão eleitos ainda os presidentes do PT em oito Estados (Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Sergipe), 86 municípios e 19 zonas.

A contagem dos votos acontece nos diretórios municipais do partido, de onde as informações seguem para os diretórios estaduais e depois para o diretório nacional, onde são consolidadas.

Diferentemente do primeiro turno, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva votou no fim da tarde deste domingo, no escritório nacional do partido em Brasília. Pont e Berzoini votaram pela manhã em Porto Alegre e São Paulo, respectivamente.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições do PT
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página