Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/10/2005 - 16h50

Defesa não quer que Velloso julgue habeas corpus de Flávio Maluf

Publicidade

LÚCIA BAKOS
da Folha Online

O advogado de Flávio Maluf, José Roberto Batocchio interpôs na última sexta-feira agravo regimental ao STF (Supremo Tribunal Federal) solicitando que o pedido de liminar de habeas corpus a Flávio seja distribuído a outro ministro do Supremo, e não a Carlos Velloso.

O processo, que pede a soltura do filho do ex-prefeito de São Paulo, foi encaminhado a Velloso "por prevenção", já que é ele quem tem julgado outros pedidos de habeas corpus impetrados por "fãs" de Maluf e de Flávio.

A expectativa é que o pedido da defesa seja julgado nesta segunda-feira pelo presidente do STF, ministro Nelson Jobim. Segundo o órgão, somente após Jobim julgar o agravo é que a liminar de habeas corpus deverá ser apreciada.

Inicialmente, o pedido de habeas corpus a Flávio, protocolado no STF por Batocchio, foi encaminhado ao ministro Celso de Mello no último dia 05 mas, a partir do despacho de Mello, que solicitou o encaminhamento do processo ao relator de outros pedidos de habeas corpus à Flávio, Jobim determinou a "redistribuição do processo à Velloso".

Ao saber que Velloso seria mesmo o relator do processo de Flávio, Batocchio interpôs, por fax, o agravo regimental ao STF.

O ex-prefeito e seu filho Flávio estão detidos na carceragem da Polícia Federal de São Paulo desde o dia 10 de setembro. Pai e filho são réus em processo sob acusação de lavagem de dinheiro, evasão de divisas, formação de quadrilha e corrupção.

Ao determinar a prisão preventiva dos dois, a juíza da 2ª Vara Criminal paulista, Silvia Maria Rocha aceitou o argumento do Ministério Público de que, em liberdade, os dois poderiam atrapalhar o andamento do processo, que apura desvio de verba pública e remessa ilegal de dinheiro para o exterior, ocultando provas e coagindo testemunhas.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Flávio Maluf
  • Leia o que já foi publicado sobre Paulo Maluf
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página