Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/10/2005 - 12h14

PT realiza discussão sobre Delúbio e posse do novo presidente amanhã

Publicidade

da Folha Online

O novo diretório nacional e o recém-eleito presidente do PT tomam posse amanhã após as eleições internas que mobilizaram cerca de 300 mil militantes entre os meses de setembro e outubro. Os integrantes da instância máxima do partido também decidem amanhã, a partir das 9h, o destino de Delúbio Soares, o ex-tesoureiro do partido e um dos pivôs da maior crise enfrentada pela sigla em 25 anos.

Delúbio admitiu ter montado um esquema de caixa 2, em conjunto com o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, o que praticamente jogou o partido "às feras" da oposição, que lograram montar duas CPIs para investigar as acusações.

Uma comissão de ética do partido já emitiu um parecer com a recomendação de "desfiliação" de Delúbio por conduta financeira irresponsável, que será votado pelo diretório. Conforme a Folha, o ex-tesoureiro teria até preparado uma carta de desfiliação, a ser apresentada amanhã, durante a reunião do diretório.

Nesta mesma reunião, o diretório aprecia os relatórios preparados pela comissão de sindicância do partido, que avaliou a situação dos parlamentares petistas que foram apontados em relatório da CPI dos Correios como beneficários de recursos de caixa 2, oriundos do chamado "valerioduto". A comissão deve apresentar recomendação para a abertura ou não de uma comissão de ética no caso de cada um dos deputados, cuja palavra final será do diretório.

O relatório da CPI dos Correios, preparado em conjunto com a CPI do Mensalão, indicou o nome de seis deputados petistas, dos quais um já enfrenta a etapa final do processo no Conselho de Ética (José Dirceu), um já renunciou (Paulo Rocha) enquanto outros quatro tiveram seus processos instaurados recentemente.

A posse dos novos membros e do novo presidente será provavelmente à tarde, na sede da sigla, na região central da capital paulista.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o PED
  • Leia a cobertura completa sobre a crise em Brasília
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página