Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/10/2005 - 16h33

Falta de quórum adia mais uma vez votação da cassação de Dirceu

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

Devido à falta de quorum, a sessão ordinária desta segunda-feira da Câmara foi anulada. Com isto, o deputado José Dirceu (PT-SP) ganhou mais um dia de prazo para a votação do seu processo de cassação no Conselho de Ética da Casa.

Na última sexta-feira também não houve quorum para a sessão ordinária da Câmara e o processo de Dirceu, que seria votado amanhã, pela manhã, foi adiado para a noite de terça ou a manhã de quarta-feira. Com o novo prazo, segundo a assessoria de imprensa do Conselho, a votação deverá ocorrer agora na noite de quarta ou na manhã de quinta-feira.

A falta de quorum frustrou as expectativas do presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP), que apostava que teria sessão ordinária normal nesta segunda-feira. De acordo com o regimento interno da Casa, há sessões ordinárias todos os dias, mas de acordo com a tradição da Câmara, somente nas sessões de terças, quartas e quintas-feiras há votação e, por isto, estas sessões são chamadas deliberativas.

As sessões de segundas e sextas-feiras em geral se destinam aos discursos dos parlamentares e são chamadas apenas de ordinárias. Para que a sessão da Câmara seja aberta é preciso o registro de no mínimo 50 deputados.

Depois de a sessão da Câmara da última sexta-feira ter sido anulada, o presidente do Conselho de Ética, Ricardo Izar (PTB-SP), Aldo Rebelo e a deputada Angela Guadagnin (PT-SP) fecharam um acordo para iniciar a votação do processo de cassação de Dirceu com apenas um dia de vistas, isto é, pedido de tempo para maior análise do projeto.

A dúvida agora é se Guadagnin vai manter o acordo ou se a votação ocorrerá só na quinta-feira. Pelas dúvidas, uma sessão do Conselho já foi marcada para quarta-feira à noite e outra para quinta-feira pela manhã.

Aldo marcou para o dia 9 de novembro a votação da cassação de Dirceu em plenário. Independente do dia em que o Conselho de Ética analisar o assunto, a votação estará garantida para a semana depois do feriado do dia 2.

O processo de cassação tem preferência sobre os demais assuntos na pauta do plenário.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre José Dirceu
  • Leia a cobertura completa sobre a crise em Brasília
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página