Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/10/2005 - 19h58

Blogosfera brasileira ganhou forma com a crise, diz Nelson de Sá

Publicidade

da Folha Online

O jornalista Nelson de Sá afirmou nesta quinta-feira que a blogosfera brasileira ganhou forma com a crise política. Segundo Nelson de Sá, é possível que no ano que vem os blogs apresentem algum amadurecimento e que, a exemplo do que ocorreu em outros países, passem a integrar algumas campanhas.

"Tenho a sensação de que, a exemplo do que houve nas eleições recentes nos EUA, no Reino Unido e no Irã, os blogs políticos se mostrem cada vez mais partidarizados --e até, em muitos casos, passem a integrar as campanhas", afirmou Nelson de Sá, que participou na tarde de hoje de bate-papo da Folha com 297 internautas.

Segundo o jornalista, que é titular da coluna "Toda Mídia" da Folha, a influência da blogosfera sobre o chamado "jornalismo cidadão" pode ser notado nas tragédias recentes, como o atentado em Londres e a tragédia causada em Nova Orleans pelo furacão Katrina.

O jornalista também tratou do papel da imprensa na cobertura política. Na opinião de Nelson de Sá, a mídia passa por um momento em que o mito da imparcialidade, "que já era questionável, está em xeque". "É só acompanhar a blogosfera americana, a mais vibrante e poderosa que há, para sentir a mudança", comentou.

O jornalista

Há 20 anos na Folha, Nelson de Sá foi redator, editorialista, correspondente-bolsista em Nova York, editor-assistente de Brasil e de Mundo, secretário-assistente de Redação, repórter especial, crítico de teatro e editor da "Ilustrada".

Antes da "Toda Mídia", que aborda há um ano e meio a cobertura jornalística da televisão, rádio e internet, Nelson de Sá assinava a coluna "No Ar" sobre o jornalismo do rádio e da televisão. Com outros nomes e com alguns intervalos, a coluna "No Ar" acompanhou o jornalismo eletrônico e a propaganda política brasileira desde 1989, época da primeira campanha presidencial depois da ditadura.

O jornalista publicou o livro "Divers/idade - Um guia para o teatro dos anos 90" (ed. Hucitec). Foi assistente de direção de "As Boas", peça de Jean Genet, e co-tradutor de "Hamlet", de Shakespeare, em montagens dirigidas nos anos 90 por José Celso Martinez Corrêa. Em 2003, dirigiu sua primeira peça, "4.48 Psicose", de Sarah Kane, que cumpriu longa temporada em São Paulo e Curitiba.

Jornalista de formação, Nelson de Sá estudou na Cásper Líbero e fez cursos técnicos de dramaturgia e de interpretação teatral.

Bate-papos

Os bate-papos com jornalistas da Folha são abertos ao público em geral, mesmo para quem não é assinante da Folha ou do UOL.

Para participar, basta estar conectado à internet e acessar o site da Folha Online, no www.folha.com.br.

Do site da Folha Online, o internauta é levado para seção de bate-papos do UOL. O internauta tem, então, que digitar um "pseudônimo", o nome pelo qual aparecerá na sala, e seguir os procedimentos de segurança do UOL para entrar no chat.

Leia mais
  • Confira a íntegra do bate-papo com Nelson de Sá

    Especial
  • Leia as últimas colunas "Toda Mídia" (Só assinantes)
  • Confira as colunas "No Ar" (Só assinantes)
  • Veja como foram os bate-papos anteriores
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página