Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/10/2005 - 10h31

Conselho de Ética tenta votar hoje relatório sobre processo contra Dirceu

Publicidade

da Folha Online

O Conselho de Ética da Câmara reúne-se nesta segunda-feira, a partir das 14h30, para a leitura do novo parecer do deputado Júlio Delgado (PSB-MG) sobre o processo de cassação do deputado José Dirceu (PT-SP).

O texto havia sido aprovado na última quinta-feira por 13 deputados contra um. No entanto, seguindo determinação do STF (Supremo Tribunal Federal), o relator do processo irá reler seu parecer, que ainda deve sofrer pedido de vistas prometido pela deputada petista Angela Guadagnin (SP) antes de ir a votação no Conselho.

A manifestação do Supremo foi uma resposta ao advogado de Dirceu, que entrou com um pedido de esclarecimento relativo a uma decisão anterior do STF. Na última terça-feira, o ministro Eros Grau havia acolhido parte de um pedido da defesa e determinou que Delgado retirasse de seu relatório informações relativas à quebra dos sigilos bancário e fiscal do parlamentar petista.

O ministro, no entanto, decidiu também pela continuidade do processo de cassação, ao contrário do solicitado pela defesa do parlamentar petista.

Em cumprimento à decisão judicial, Delgado apresentou praticamente o mesmo relatório, mas suprimiu os trechos indicados pelo Supremo.

Na interpretação da defesa de Dirceu, como o parecer não foi refeito, houve descumprimento da decisão do STF, o que na prática anularia os efeitos da sessão de quinta-feira.

A votação do processo de cassação de José Dirceu no plenário da Câmara está prevista para o próximo dia 9.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre José Dirceu
  • Leia a cobertura completa sobre a crise em Brasília
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página