Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/11/2005 - 11h18

Manifestantes anti-Bush se concentram em Catedral de Brasília

Publicidade

da Folha Online

Centenas de manifestantes estão concentrados nesta manhã de sexta-feira em frente à catedral de Brasília, para protestar contra a visita do presidente dos EUA, George W. Bush, ao Brasil. São estudantes secundaristas, associações de mulheres palestinas e representantes de sindicatos e associações de classe, organizadas pela CMS (Coordenação dos Movimentos Sociais) e pela UNE (União Nacional dos Estudantes).

A CMS congrega dezenas de entidades, como por exemplo a CUT (Central Única dos Trabalhadores), o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e a própria UNE.

Os manifestantes querem protestar contra o que chamam de "imperialismo dos Estados Unidos" e contra a Alca (Área de Livre Comércio das Américas) e a instalação de bases norte-americanas na América Latina.

O presidente George W. Bush, que chega amanhã ao Brasil, desembarcou ontem em Mar del Plata, na Argentina, para participar da 4ª Cúpula das Américas. Na Argentina, Bush deve se encontrar com uma série de chefes de Estado latino-americanos e seu principal objetivo deve ser avançar nos acordos comerciais bilaterais e numa espécie de costura política com países da região, especialmente com o Brasil.

Na Argentina, a recepção popular à Bush deve ser similar à do Brasil. Um dos maiores ídolos nacionais, o ex-jogador de futebol Diego Maradona, prometeu liderar os protestos contra a presença do líder americano em território argentino.

Com Agência Brasil

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre George W. Bush
  • Leia o que já foi publicado sobre a Cúpula das Américas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página