Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/11/2005 - 20h29

Lula faz propaganda de seu governo e ironiza tucanos

Publicidade

JOSÉ MASCHIO
da Agência Folha, em Assis

Ao discursar nesta segunda-feira em Assis (SP), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a inauguração da linha de transmissão Londrina-Assis-Araraquara, que interliga o Sul ao Sudeste, afasta riscos "de um apagão como o que aconteceu em 2001". E afirmou que seu projeto de para o setor energético vai equivaler "a 21% de tudo que se investiu em 122 anos no setor de energia no país".

Em tom de propaganda das realizações de seu governo, Lula não deixou de ironizar os tucanos --sem citar nomes. "Qualquer que seja o governo eleito no ano que vem, vai chegar em 2007 e vai verificar o que foi feito em nosso governo. E não é pouca coisa, é muita coisa. Isso causa alguma ira naqueles que não querem que o país cresça", disse.

"E tem gente que não gosta que eu fale, mas de 1992 a 2002 o país teve um saldo de empregos gerados de oito mil por mês. Nos 34 meses do nosso governo, esse saldo de empregos gerados, com carteiras assinadas, foi de 105 mil empregos por mês. E nada mais dá cidadania que o emprego."

O presidente anunciou ainda a implantação da ferrovia Transnordestina, ligando Pernambuco ao Ceará e Piauí, com investimentos de R$ 4,2 bilhões. Discursou também a respeito da refinaria que vai construir com a Venezuela em Pernambuco e disse que quer o Brasil ingressando no rol dos países desenvolvidos. "O século 19 foi da Europa, o século 20 foi dos Estados Unidos e o século 21 vai ser do Brasil. É preciso oferecer essa estrutura para os investidores externos e internos". disse.

"O Brasil tem uma chance de se impor. Se jogarmos fora essa chance, seremos tão medíocres como esses que jogaram, depois de 50 anos de crescimento, da década de 30 à década de 80, essa chance fora anteriormente."

De volta para o setor energético, Lula fez questão de frisar que a inauguração da linha de transmissão Londrina-Assis-Araraquara foi uma ação do seu governo, que permitiu que as empresas públicas participassem dos leilões. Ele disse que quer terminar 2007 com o país inteiramente interligado no setor elétrico, "sem riscos de apagões ou problemas de escassez de energia em uma região e sobra em outra".

Futebol

Ao iniciar o discurso, Lula, corintiano, fez ironia com os resultados do Campeonato Brasileiro. "Eu queria lembrar que ontem [anteontem] o 7 a 1 do Corinthians [sobre o Santos] deixou o meu amigo Suplicy meio nervoso, mas os palmeirenses não estão bem das pernas também, levaram de 4 [a zero, do Atlético-PR]", disse Lula. O senador Eduardo Suplicy (PT-SP), torcedor do Santos, acompanhou Lula no evento.

Leia mais
  • Acidente com comitiva de Lula mata três em Assis
  • Lula diz que caixa dois é "intolerável" e critica Delúbio

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o presidente Lula
  • Leia a cobertura completa sobre a crise em Brasília
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página