Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/11/2005 - 12h18

Lula se reúne com líder indígena candidato à presidência da Bolívia

Publicidade

da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está reunido nesta sexta-feira com o líder indígena e candidato à presidência da Bolívia, Evo Morales, no Palácio do Planalto. A assessoria do Planalto não revelou o teor da reunião.

Além de Morales, Lula também já se reuniu com o outro candidato à presidência da Bolívia, Doria Medina.

Um dos itens possíveis da conversa entre Morales e Lula deve ser a questão do gás. Em junho, Morales foi um dos articuladores de um protesto que mobilizou o país em torno da bandeira da nacionalização da exploração de gás e petróleo, quando grupos indígenas chegaram a ocupar sete campos de petróleo da espanhola Repsol e da britânica British Petroleum localizados no leste da Bolívia.

A estatal brasileira Petrobras está instalada no país. A importação de gás boliviano atende principalmente as concessionárias da região Sul, de São Paulo e do Mato Grosso do Sul.

Sobre Lula, o líder boliviano afirmou que era "um irmão maior, mas não um mestre" e, em um comentário sobre a crise política brasileira, afirmou que "é muito difícil controlar todos os militantes e funcionários".

As eleições na Bolívia ocorrem no dia 18 de dezembro. Morales, do Movimento ao Socialismo, ocupa o primeiro lugar nas pesquisas. O ex-presidente Jorge Quiroga, da Aliança Poder Democrático e Social), está em segundo, seguido por Doria Medina, candidato da Unidade Nacional.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Evo Morales
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página