Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/11/2005 - 19h43

Bancada ruralista transformou CPI em palco de perseguição ao MST, diz Stedile

Publicidade

JANAINA LAGE
da Folha Online, no Rio

Às vésperas do encerramento dos trabalhos da CPI da Terra, o coordenador do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), João Pedro Stedile, acusou a comissão de ter se tornado um palco de perseguição ao movimento pela bancada ruralista.

O caráter misto da CPI, que agrega simpatizantes do movimento social e deputados da bancada ruralista, suscitou rumores de que serão apresentados nesta terça-feira dois relatórios: o oficial, elaborado pelo deputado federal João Alfredo (PSOL-CE), e um paralelo.

Auditorias do TCU (Tribunal de Contas da União) apontam indícios de irregularidades em convênios assinados pela União com entidades ruralistas e outras ligadas ao MST.

Para Stedile, a CPI "fugiu completamente aos objetivos determinados para sua criação, que era analisar qual é a origem dos conflitos sociais que acontecem no meio rural e no meio urbano".

O líder do MST afirmou já ter tomado conhecimento do texto do relator, João Alfredo, e disse que ele enfatiza as questões mais importantes. O texto aponta a concentração fundiária e a impunidade como as principais causas para a violência no campo.

"Infelizmente, como na CPI há sete ou oito deputados da bancada ruralista que não querem de maneira alguma que a reforma agrária avance, eles transformaram a CPI apenas num palco de perseguição política ao MST", disse.

Stedile participou hoje do seminário "Resgatando a dignidade: ética, Estado e sociedade", no Rio de Janeiro. Ele não poupou críticas ao ministro da Fazenda, Antonio Palocci, mas evitou manifestar apoio explícito à ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Segundo ele, as críticas da ministra são pontuais, mas o Brasil precisa modificar os fundamentos da política econômica. "Tem que fazer uma política que renegocie a dívida interna, use dinheiro dos juros para investimento nas áreas que geram emprego e em educação", disse.

Leia mais
  • CPI da Terra apresenta relatório final nesta terça-feira

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a CPI da Terra
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página