Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/11/2005 - 10h02

Palocci presta depoimento hoje em duas comissões da Câmara

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, terá de se explicar nesta terça-feira em duas comissões da Câmara dos Deputados. Pela manhã, na Comissão de Finanças e Tributação e, à tarde, na comissão especial para analisar o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica).

Além das divergências entre Palocci e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, sobre a execução orçamentária, o ministro terá novamente de se defender das acusações de corrupção em Ribeirão Preto no período em que foi prefeito da cidade.

Na semana passada, em audiência na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado, Palocci falou das denúncias apenas em seu discurso inicial. E restringiu-se a negar todas as acusações, o que não satisfez o PSDB e o PFL.

Por isso, a oposição deve votar também hoje, no Senado, a convocação para que Palocci deponha aos membros da CPI dos Bingos. Os governistas tentam, desde que o nome do ministro apareceu nas investigações, barrar sua convocação. Na semana passada, Palocci se disse à disposição de todas as instâncias do Congresso para se explicar.

CPI

Na quinta-feira, os governistas devem ver ainda aprovado na CPI dos Correios o indiciamento do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza. As recomendações fazem parte do relatório preliminar apresentado na semana passada pelo deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR).

Os petistas que integram a comissão apresentarão um voto em separado que visa incluir o esquema de caixa dois operado por Marcos Valério em 1998 em Minas Gerais, na campanha do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) para o governo do Estado. O caso não faz parte do relatório. Fruet argumentou que os dados obtidos pela CPI não se remetem a 1998. Os governistas afirmaram que a CPI precisa mostrar o início do "valerioduto", visto pelos petistas como sendo a campanha tucana.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Antonio Palocci
  • Leia a cobertura completa sobre a crise em Brasília
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página