Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/11/2005 - 13h42

João Paulo nega ter apresentado Valério a José Dirceu

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

O deputado João Paulo Cunha (PT-SP) negou nesta quinta-feira, durante depoimento ao Conselho de Ética, que tenha apresentado o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza ao ex-ministro e deputado José Dirceu (PT-SP).

O relator do caso, Cezar Schirmer (PMDB-RS), lembrou que foi o próprio Marcos Valério quem declarou em depoimento à Corregedoria da Câmara que quem o apresentou a Dirceu foi João Paulo Cunha. "Se ele afirmou isso, não posso fazer nada. Nego categoricamente que tenha apresentado o deputado José Dirceu a Marcos Valério."

Ainda em seu depoimento, João Paulo afirmou que o fato de ter pedido à sua mulher, Marcia Regina Cunha, para ir ao Banco Rural sacar R$ 50 mil repassados pelo ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares só prova que ele não sabia da origem irregular do dinheiro. "O fato de ser a minha mulher a sacar atenua o fato. Se eu soubesse de qualquer irregularidade não teria mandado minha esposa. Quem tenta agravar isso é me chamar de idiota."

João Paulo não soube responder ao relator porque os R$ 50 mil foram sacados em dinheiro em Brasília ao invés de serem repassados para o diretório regional do partido em Osasco, já que, segundo o deputado, foi o PT deste município quem pedia o dinheiro para realizar pesquisas eleitorais para a campanha de 2004.

"Se eu pudesse consertar os erros que cometi na vida, consertaria muitos. E com certeza este seria um deles. Faria agora o que o senhor está sugerindo [pedir para repassar o dinheiro diretamente ao diretório]", afirmou João Paulo.

Segundo o deputado, a confiança dele em relação a Delúbio era tamanha que ele não estranharia qualquer orientação do então tesoureiro petista para obtenção de recursos junto ao PT nacional.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre João Paulo Cunha
  • Leia a cobertura completa sobre a crise em Brasília
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página