Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/12/2005 - 12h37

Governo Federal e ONU recebem relatório rejeitado da CPI da Terra

Publicidade

da Folha Online

O relator oficial da recém-concluída CPI da Terra, deputado João Alfredo (PSOL-CE), vai repassar nesta terça-feira para uma série de autoridades seu parecer rejeitado por seus pares na comissão. No dia da votação final, os integrantes da CPI derrubaram o texto final do relator e aprovaram um texto alternativo do deputado Abelardo Lupion (PFL-PR). Em seu relatório paralelo, aprovado por 12 votos a 1, Lupion pede o enquadramento de ocupação de terra como "ato terrorista".

O relatório rejeitado de João Alfredo será entregue ao secretário de Direitos Humanos, Mário Mamede, bem como ao ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto. A representante da ONU (Organização das Nações Unidas) para os Defensores de Direitos Humanos, Hina Jilani, também deve receber uma cópia do texto.

No relatório de Alfredo, rejeitado por 13 votos a 8, a causa dos conflitos de terra era identificada pela falta de reforma agrária. Para Lupion, o relatório reprovado de Alfredo ameaçava o direito de propriedade da terra.

Em protesto, a senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA) rasgou o relatório alternativo. Emocionada, ela disse que o documento é um desrespeito à memória dos cerca de 1,5 mil trabalhadores rurais assassinados nos últimos 20 anos.

Com Agência Brasil

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a CPI da Terra
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página