Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/12/2005 - 11h22

Senado avalia defesa de Capiberipe para manter mandato

Publicidade

da Folha Online

A Mesa Diretora do Senado tem uma reunião marcada para esta quarta-feira, a partir das 18h, para avaliar o parecer sobre a defesa do senador João Capiberipe (PSB-AP) para preservar seu mandato. O parecer foi preparado pelo senador Efraim Morais (PFL-PB), que também é presidente da CPI dos Bingos.

Capiberipe, que foi acusado de compra de votos nas eleições passadas, esteve à beira de perder seu mandato. Quando ele teve seu registro de candidatura e seu diploma de senador cassados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), quis empossar o suplente Gilvan Borges (PMDB-AP).

O senador, no entanto, entrou com recurso no STF (Supremo Tribunal Federal), sob alegação de que teve seu direito de defesa cerceada. Por meio de liminar concedida pelo STF, Capiberipe reassumiu seu mandato e a Mesa do Senado foi obrigada a abrir prazo para que ele pudesse se defender.

A acusação

Os mandatos do senador e de sua mulher, a deputada federal Janete Capiberibe (PSB-AP), foram cassados em 27 de abril de 2004 pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por 4 votos a 2, mas eles recorreram ao Supremo que manteve a decisão anterior.

Eles foram condenados à perda de mandato com base no artigo 41-A da Lei Eleitoral (lei 9.504/97), que pune a compra de votos. Esse artigo foi introduzido em 1999 pela lei 9.840.

O casal foi acusado de ter comprado votos em 2002 com base nos depoimentos de duas mulheres que disseram ter recebido R$ 26 para votar no casal. Também foram apreendidos R$ 15.495 e uma lista com nomes de eleitores que supostamente tiveram o voto comprado na casa de duas militantes do PSB, onde funcionaria uma espécie de comitê.

Capiberibe e sua mulher contestaram o depoimento das duas mulheres e disseram que a lista de eleitores se referia à boca-de-urna, e não à compra de votos. Eles ganharam no TRE, mas perderam no TSE.

Com Agência Brasil

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre João Capiberibe
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página