Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/12/2005 - 15h00

BC poderia ter econtrado irregularidades no Rural, diz ex-superintendente

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

O Banco Central poderia, mas não encontrou irregularidades no Banco Rural, segundo informou à CPI dos Correios Roberto Godinho, ex-superintendente da instituição. Ele disse que entre setembro de 2004 e agosto de 2005 o Rural passou por fiscalização do Banco Central para detectar eventuais irregularidades.

Godinho também repetiu parte das declarações dadas à revista "Época", ocasião em que afirmou que os empréstimos concedidos pelo banco ao empresário Marcos Valério Fernandes de Souza e ao PT "foram feitos para não serem pagos".

À CPI, ele afirmou que as informações necessárias para que o BC detectasse problemas nos empréstimos à SMPB foram repassadas, mas o resultado da investigação não citou o caso, mesmo sendo concluído em agosto de 2005, depois de deflagrada a crise no governo Lula.

"A fiscalização do Banco Central foi muito rigorosa, o que me surpreendeu foi o resultado [de não detectar as operações irregulares]", afirmou Godinho. "Os relatórios do Banco Central também não abordaram nenhuma irregularidade sobre a SMPB e o PT. Todas as informações que eles pediram foram repassadas. Eles tinham condições de levantar todas as irregularidades", acrescentou.

A assessoria de imprensa do Banco Central informou que não irá se pronunciar sobre o assunto.

Fundos de pensão

Segundo Godinho, desde 2003 até 2004, o caixa do Banco Rural "foi agraciado" por investimentos de fundos de pensão. "Eu via, em reunião de diretoria, comemorações porque o caixa do banco estava alto", afirmou à CPI.

Apesar de declarar que o ex-diretor do banco José Augusto Drummond, já morto, tinha boas relações com os fundos, Godinho disse não poder declarar que os investimentos das fundações eram feitos conforme interesses políticos.

O deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (PFL-BA) afirmou que as investigações sobre títulos privados comprados por fundos de pensão poderão confirmar as declarações de Godinho sobre esse assunto.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a CPI dos Correios
  • Leia a cobertura completa sobre a crise em Brasília
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página