Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/12/2005 - 15h14

Pesquisa mostra que Serra toma 32% de votos de Lula e venceria em 2006

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

Os eleitores que votaram no presidente Luiz Inácio Lula da Silva na campanha de 2002 estão divididos entre apoiá-lo novamente em 2006 ou votar no possível candidato do PSDB José Serra (PSDB), prefeito de São Paulo.

A pesquisa CNI/Ibope, divulgada nesta quarta-feira, indicou apenas 54% dos eleitores de Lula repetiriam o voto em 2006. Outros 32% disseram que passariam a apoiar Serra, o principal adversário do presidente na campanha passada. Os demais eleitores disseram que anulariam os votos (12%) ou afirmaram ainda não saber o que fazer em 2006 (4%).

Enquanto isso, a fidelidade dos eleitores de Serra é alta. Do total de votos que o tucano recebeu em 2002, 90% estariam garantidos no próximo ano. Apenas 5% migrariam em favor da campanha petista. O restante anularia o voto (5%) ou ainda não sabe o que fazer (1%).

Por conta disso, pela primeira vez Serra aparece na frente de Lula nas projeções da eleição de 2006, tanto no primeiro quanto no segundo turno. Na primeira etapa, o candidato tucano teria 37% dos votos, mais do que os 31% que seriam obtidos por Lula.

No segundo turno, a folga seria de 13 pontos percentuais. José Serra teria 48% das intenções de voto contra 35% do presidente. A derrota de Lula se daria, conforme o levantamento, em todos os segmentos de renda. Por regiões, o presidente apenas venceria Serra no Nordeste (42% a 33%).

No Sul, a vantagem de Serra chega a 30 pontos percentuais (53% a 23%); no Norte e Centro-Oeste, o tucano teria 44% das intenções de voto contra 25 de Lula. No Sudeste, os dois estão empatados tecnicamente --32% para Serra e 29% para Lula--, já que a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.

Leia mais
  • Aprovação ao governo Lula cai três pontos percentuais, diz pesquisa
  • Serra ultrapassa Lula no 1º turno e abre vantagem no 2º, diz CNI/Ibope

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições 2006
  • Leia o que já foi publicado sobre as pesquisas CNI/Ibope
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página