Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/12/2005 - 09h37

Alckmin cita sandálias da humildade ao julgar resultado de pesquisa

Publicidade

da Folha de S.Paulo

"Sandálias da humildade." A expressão, popularizada pelo dramaturgo Nelson Rodrigues --e, mais recentemente, pelo programa "Pânico", da Rede TV!--, foi usada ontem pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), para explicar sua reação ao resultado da pesquisa Datafolha divulgada ontem pela Folha, que indica que 62% dos paulistas aprovam sua gestão.

O estudo revelou ainda que, no Estado e na capital, Alckmin venceria o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, se as eleições fossem hoje, por uma vantagem maior do que seu principal oponente na corrida para ocupar a vaga de candidato tucano à Presidência, o prefeito de São Paulo, José Serra.

Ontem, juntos, Alckmin, Serra e o ex-prefeito de São Paulo Paulo Maluf (PP) inauguraram um hospital em Sapopemba, na zona leste da capital paulista. Fruto de parceria entre o governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo, a obra recebeu cerca de R$ 4 milhões da iniciativa privada --entre as empresas contribuintes está a Eucatex, da família Maluf.

Questionado sobre como reagira à pesquisa, Alckmin respondeu: "[Tenho] duas respostas. Primeiro, muito contente. É excepcional. Eu até fui ler de novo para ver se era isso mesmo. É impressionante a avaliação em São Paulo. A segunda, sandálias da humildade. Toda a cautela com esse negócio de pesquisa".

Apesar de reforçar que pretende agir com "humildade", o governador afirmou que reproduzir o cenário positivo de São Paulo no país é questão de tempo. "Fácil nenhuma eleição é, mas é perfeitamente possível. O que as pesquisas estão mostrando é que, onde a informação já chegou, houve uma subida importante. É só tempo, para ter oportunidade de levar essas informações [ao país todo]."

Serra evitou comentar a vantagem de Alckmin no enfrentamento com Lula. "São dois tucanos somando grandes avaliações", disse. Segundo o Datafolha, ele é o prefeito paulistano mais bem avaliado no primeiro ano de gestão desde 86, quando a pesquisa passou a ser feita. "Quando a população avalia positivamente significa que o serviço está funcionando."

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições 2006
  • Confira o site do Datafolha
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página