Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/01/2006 - 15h58

PMDB deve adiar prévias para escolha de candidato à presidência

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

A Executiva do PMDB deve adiar para o dia 19 de março as prévias para a escolha do candidato da legenda à presidência da República. Inicialmente marcada para o dia 5 de março, as prévias poderiam ser prejudicadas na opinião da presidência do partido pela proximidade da semana do Carnaval.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), defende o adiamento das prévias para o final de março. Na verdade, se diz contrário às prévias. Diz ser necessário encontrar um nome de consenso.

Não seriam, na sua opinião, nem o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, nem do secretário de Governo do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho.

No plenário do Senado, o senador Pedro Simon (PMDB-RS), criticou a postura de Calheiros, que é acompanhado por José Sarney (PMDB-AP). "Pelo amor de Deus, vamos nos respeitar. Não temos por que nos dividir", afirmou.

Nomes

Na próxima quarta-feira, Rigotto deverá formalizar sua inscrição para disputar as prévias com Garotinho.

O secretário se inscreveu no ano passado e já percorre o país em busca de apoios para sua candidatura. Rigotto anunciou que pretende se licenciar do governo gaúcho nos próximos dias para trabalhar seu nome junto aos eleitores das prévias.

Garotinho considera Rigotto seu rival mais forte e diz não acreditar que o presidente do Supremo Tribunal Federal, Nelson Jobim, dispute as prévias. Ele lembrou a possibilidade de os governadores Roberto Requião (PR), Jarbas Vasconcellos (PE) e Joaquim Roriz (DF) participarem.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página