Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/01/2006 - 17h56

PTB e PDT indicam integrantes para a CPI das Privatizações

Publicidade

da Folha Online

O PTB e o PDT indicaram os integrantes para a CPI das Privatizações. Os deputados Arnaldo Faria de Sá (SP) e Silas Câmara (AM) foram escolhidos para ocupar a cadeira do PTB e o deputado João Fontes (SE) foi indicado pelo PDT.

A nova comissão foi criada na última segunda-feira (16) pelo presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP).

De acordo com a emenda, a comissão vai investigar as privatizações realizadas no Brasil entre 1990 e 2002 instituídas pelo PND (Programa Nacional de Desestatização) e os critérios adotados pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para a concessão de empréstimos.

Criada sem aviso prévio, a CPI das Privatizações caminha aparentemente para uma morte prematura, abandonada pela oposição e por governistas. Na Câmara, já é comparada a outras CPIs que tiveram fim melancólico, como a do setor elétrico e a do "mensalão".

A avaliação predominante entre os líderes partidários era a de que a comissão é inoportuna. Para a oposição, por razões óbvias: destina-se a investigar sobretudo as privatizações da era Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).

Para o governo, por motivo pragmático: não interessa criar mais um foco de atrito agora que a crise começa a esfriar, além de haver o risco de ter troco nas CPIs dos Correios e dos Bingos.

A secretaria-geral da Mesa na Câmara informou que, pelo regimento, os partidos têm 48 horas após a assinatura do requerimento de criação da CPI para indicar os integrantes, mas, normalmente, a presidência da Casa espera pela indicação dos partidos mesmo, que o prazo seja ultrapassado. Ao todo, a CPI das Privatizações terá 24 titulares.

Depois da indicação dos partidos, a formação da CPI será lida em plenário. A partir daí, os integrantes têm 120 dias para concluir os trabalhos.

Com Agência Brasil e Folha de S.Paulo

Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a crise em Brasília
  • Leia o que já foi publicado sobre CPI das Privatizações
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página