Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/02/2006 - 15h33

Ministro da Justiça confirma indicação de Lewandowski para STF

Publicidade

da Folha Online

O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, confirmou nesta segunda-feira a indicação do desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, Enrique Ricardo Lewandowski, 58, para o STF (Supremo Tribunal Federal), na vaga do ministro aposentado Carlos Velloso. O Senado, agora, deve sabatinar a indicação do Planalto para o Supremo.

Lewandowski é professor da USP desde 1978 e desde 2003, é titular da cátedra que foi do jurista Dalmo de Abreu Dallari, na Faculdade de Direito. Escreveu quatro livros, sendo o último: "Globalização, Regionalização e Soberania" (Juarez de Oliveira, 2004).

O escolhido pelo Planalto exerce a função de desembargador do Tribunal de Justiça de SP desde 1997 e atualmente ocupa lugar no chamdo "Órgão Especial", o principal órgão decisório do tribunal.

Se aprovado pela maioria absoluta do Senado, Lewandowski vai ocupar uma vaga na instância máxima do Poder Judiciário brasileiro: o STF, responsável pelo julgamento dos casos previstos na Constituição Federal (recursos extraordinários, crimes comuns do presidente da República, crimes de responsabilidade de ministros de Estado, entre outros).

O STF teve papel importante na crise política de 2005. Foi por determinação do Supremo que a CPI dos Bingos foi instalada, justamente a comissão que investiga as denúncias mais sensíveis politicamente para o Planalto. E ao conceder recursos que garantiam o "direito ao silêncio" para alguns dos principais depoentes convocados pelas CPIs, também teve papel determinante nas investigações.

Leia mais
  • Desembargador de SP será ministro do STF

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Enrique Lewandowski
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página