Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/02/2006 - 08h06

Congresso tem melhor avaliação após a crise, diz Datafolha

Publicidade

da Folha de S.Paulo
da Folha Online

Pesquisa Datafolha publicada na edição desta terça da Folha mostra que melhorou a avaliação dos parlamentares, a exemplo do que aconteceu com a imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com o Datafolha, a taxa de aprovação do Congresso Nacional voltou ao nível do período anterior ao "mensalão". Na pesquisa, 16% consideram o desempenho dos parlamentares ótimo/bom, 43% o avaliam como regular e 33% como ruim/péssimo.

Desde junho do ano passado, quando o então deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) acusou o governo de pagar pelo apoio de parlamentares, a avaliação só caia. Em agosto, o ruim/péssimo atingiu 48%.

A reportagem lembra que, desde então, os parlamentares cassaram Jefferson e José Dirceu (PT-SP). Severino Cavalcanti (PP-PE), que era presidente da Câmara, renunciou. A Câmara também aprovou a redução das férias e o fim do pagamento das convocações extraordinárias.

Segundo o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, há um desaquecimento da crise política. Para Paulino, esse fator que contribuiu para a melhora da imagem do Congresso.

Especial
  • Leia a íntegra da reportagem na edição de terça da Folha (Só assinantes)
  • Confira o site do Datafolha
  • Confira a cobertura completa da crise em Brasília
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página