Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/02/2006 - 11h26

CPI dos Bingos quer que STF reconsidere pedido de quebra de sigilos de Okamotto

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

O presidente da CPI dos Bingos, Efraim Morais (PFL-PB), e o relator, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), se comprometeram nesta terça-feira a enviar ao STF (Supremo Tribunal Federal) todas as informações requeridas sobre os pedidos de quebra de sigilos feitos pela comissão.

Os parlamentares se reuniram hoje com o presidente do Supremo, ministro Nelson Jobim, e apresentaram o pedido de reexame dos requerimentos aprovados pela CPI e barrados pelo STF para a quebra dos sigilos fiscal, telefônico e bancário do presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, e do empresário Roberto Kurzweil, dono do Omega blindado no qual supostamente foram transportados dólares de Cuba para o PT.

Na semana passada, o STF impediu a comissão de ter acesso à quebra dos sigilos de Okamotto e do empresário. Partiu do plenário da CPI dos Bingos a solicitação da quebra dos sigilos, em virtude de um presumível empréstimo financeiro que Okamotto teria feito ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo Garibaldi, não houve clima "nem de confronto, nem de cobrança". "Nós pedimos a compreensão do Supremo porque a CPI precisa destas informações."

Durante o encontro, Jobim mostrou que o STF só impediu a quebra dos sigilos porque a CPI não atendeu aos pedidos do tribunal por mais informações que embasassem o pedido de quebra.

"A CPI vai mandar o complemento das informações pedidas", informou Efraim. O presidente da comissão reconheceu que houve uma falha por parte da CPI, que recebeu os pedidos de informações do Supremo desde o final de dezembro do ano passado e esses pedidos não foram atendidos.

O reexame da quebra dos sigilos e a análise das informações serão feitos pelo ministro Cezar Peluso.

Ainda durante a reunião, Jobim disse que o Supremo não tem agido para barrar as investigações das comissões de inquéritos e lembrou que foi por decisão do próprio STF que a CPI dos Bingos foi criada.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a CPI dos Bingos
  • Leia a cobertura completa sobre a crise em Brasília
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página