Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/02/2006 - 21h35

Garotinho desafia Renan e Sarney a colocar em votação aliança com PT

Publicidade

MAURÍCIO SIMIONATO
da Agência Folha, em Campinas

O ex-governador do Rio Anthony Garotinho, que disputa com o governador Germano Rigotto (RS) a indicação do PMDB à sucessão presidencial, desafiou nesta sexta-feira os senadores Renan Calheiros (AL) e José Sarney (AP) --aliados do governo no Congresso-- a incluírem uma terceira opção nas cédulas das prévias do partido: a de o PMDB indicar o vice em uma eventual candidatura à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Garotinho apresentou a sugestão após ser questionado sobre o que achava da possibilidade de Calheiros e Sarney apoiarem uma aliança entre PT e PMDB nas eleições presidenciais.

"Em respeito aos dois [Calheiros e Sarney], que estão há muito tempo no PMDB, acho que a melhor posição para eles neste momento seria a de propor à direção do partido que coloquem na cédula uma terceira opção, de o PMDB não lançar candidato e indicar o vice de Lula", disse Garotinho, em Campinas (95 km de São Paulo).

Garotinho também esteve em Jundiaí, Sumaré e Paulínia e participaria de um aniversário de pastor da Assembléia de Deus, igreja da qual ele afirmou que terá apoio na campanha, caso passe pelas prévias.

Garotinho disse que a base partidária ficaria "arrepiada" só de pensar na possibilidade de apoiar Lula.

"Acho que isso [terceira opção na cédula] até seria o correto, mas não tem o menor clima na base do PMDB de apoio ao Lula. Os peemedebistas ficariam arrepiados só em pensar que o PMDB pode apoiar o Lula", disse.

As prévias do PMDB estão marcadas para o dia 5 de março, quando será definido se o candidato do partido à Presidência da República será Garotinho ou o governador do Rio Grande do Sul. "Os querem aliança com Lula que apresentem a terceira opção e deixem o PMDB escolher. Pode ser até que, pelo prestígio de Renan Calheiros e Sarney, eles consigam uma grande votação."

Debate

Garotinho disse que sua estratégia de campanha será assistir ao PSDB e ao PT "se atacando".

"Eu vou apresentar os meus programas de governo [na campanha] e vou deixar os dois [PSDB e PT] se atacando. Eu já estou mentalizando um debate nesta eleição. De um lado o presidente Lula dizendo que o PSDB comprou votos para reeleição do Fernando Henrique [Cardoso]. E o candidato do PSDB dizendo que o PT comprou votos com os deputados do 'mensalão'."

Garotinho prosseguiu falando sobre o hipotético debate eleitoral: "E aí o PT contra-ataca: mas vocês fizeram caixa dois com [o senador tucano] Eduardo Azeredo. E o PSDB responde: mas vocês do PT fizeram caixa dois com [o ex-tesoureiro] Delúbio Soares. E aí eu vou dizer que os dois têm razão e estão falando a verdade".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Anthony Garotinho
  • Leia o que já foi publicado sobre eleições de 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página