Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/02/2006 - 18h13

Gilmar Mendes assume a presidência do TSE

Publicidade

da Folha Online

Gilmar Mendes assume hoje a presidência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Ministro do STF (Supremo Tribunal Federal). Mendes assumirá a vaga de Carlos Velloso, que se aposentou compulsoriamente ao completar 70 anos.

Marco Aurélio Mello, também ministro do STF, assumirá a vice-presidência do TSE. Na mesma cerimônia de posse, o advogado José Gerardo Grossi tomará posse como ministro efetivo da Corte no lugar do ex-ministro Luiz Carlos Madeira.

A principal novidade da posse será a transmissão da posse pela pela internet (www.tse.gov.br). Será a primeira vez que a cerimônia será transmitida pela web.

A sessão será transmitida em um telão instalado no auditório do TSE. Entre os 230 convidados estarão os presidentes da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP); do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL); do STF, Nelson Jobim; do STJ (Superior Tribunal Justiça), Edson Vidigal, e o Procurador-Geral da República, Antonio Fernando de Souza.

Currículo

Natural de Diamantino (MT), Mendes é ministro do STF desde junho de 2002. Antes, atuou como Procurador da República, subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil e advogado geral da União (2000-2002).

Carioca, Marco Aurélio é ministro do STF desde 1990. Ele atuou pela primeira vez no TSE em 1991 como ministro substituto chegando à presidência da Corte no período 1996-1997. Ele retornou à Corte como ministro substituto em agosto de 2003 e foi novamente empossado como ministro efetivo em março de 2005. Foi presidente do STF no biênio 2001-2003.

Mineiro de Abre Campo, o jurista Gerardo Grossi, foi conselheiro da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do Distrito Federal. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, já atuou como ministro substituto do TSE no biênio 1994-1996. Reconduzido ao TSE como ministro substituto em março de 2002, foi nomeado para o cargo de ministro efetivo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 6 de fevereiro.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a presidência do TSE

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página