Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/03/2006 - 15h42

Lula se compara a JK e diz que sonhos devem virar conquistas

Publicidade

da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a se comparar ao antecessor Juscelino Kubitschek, que governou o país de 1956-1961. No almoço oferecido ao primeiro-ministro da República Tcheca, Jiri Paroubek, Lula fez várias menções a JK --protagonista da minissérie de mesmo nome que é exibida pela Globo.

O presidente afirmou que é precisa "garantir que os propósitos não se esgotem em discursos". "Devemos seguir o exemplo de Juscelino Kubitschek, que soube transformar seus sonhos em conquistas e benefícios para o Brasil."

O discurso desenvolvimentista ocorreu logo depois de ser publicada a entrevista que Lula deu à revista britânica "The Economist". Na entrevista, Lula disse não tinha pressa "de fazer a economia decolar imediatamente". Foi o primeiro comentário público do presidente sobre o crescimento do PIB do ano passado, que foi de 2,3% --abaixo das previsões governamentais.

Hoje, ao almoçar com o primeiro-ministro da República Tcheca, Lula disse que queria "evocar as origens tchecas do grande estadista e fundador da capital brasileira". Ele disse que o avô de Juscelino, Jan Kubitschek, "aqui aportou vindo da região de Trebon". O Brasil que o senhor visita é muito diferente daquele que recebeu o avô do presidente Kubitschek."

Lula aproveitou para fazer um balanço dos avanços econômicos e sociais de seu governo. "Promovemos o crescimento econômico com justiça social. Retomamos o crescimento industrial e agrícola, duplicamos em três anos nossas exportações. Nos consolidamos como destino preferencial para investimentos estrangeiros, garantimos o equilíbrio fiscal e a estabilidade da moeda."

No plano social, Lula disse que seu governo reduziu "a pobreza, o desemprego e a concentração de renda". "Aumentamos os níveis de escolarização de nossas crianças e avançamos na implementação de políticas inovadoras de promoção dos direitos humanos, da igualdade racial e de gênero.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as comparações de Lula com JK
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página