Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/03/2006 - 12h42

PSDB vai ao STF defender a manutenção da verticalização

Publicidade

da Folha Online

O PSDB também vai entrar na disputa envolvendo a regra da verticalização. A regra determina que as alianças federais sejam respeitadas nas coligações regionais.

Para pressionar pela manutenção da verticalização, o presidente nacional do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), deve se reunir às 17h de hoje com o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Nelson Jobim.

Em fevereiro, o Congresso aprovou uma PEC (proposta de emenda constitucional) que acabou com a verticalização. Na semana passada, entretanto, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) entendeu que a regra não valeria nas eleições deste ano, pois era preciso seguir o princípio da anualidade. Por esse princípio, a regra teria de ter sido aprovada um ano antes da eleição.

Ontem, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), sinalizou que vai ignorar o entendimento do TSE. Ele disse que a PEC será promulgada amanhã e que a partir daí não será a regra que obriga a verticalização nas coligações não precisará mais ser aplicada.

A polêmica deve acabar no STF. No encontro de hoje, Tasso deve se posicionar favorável à manutenção da regra da verticalização na eleição deste ano. Essa possibilidade diminui as chances do PMDB lançar um candidato próprio à Presidência da República, além de obrigar o PFL a ser aliado do PSDB nas chapas para o governo dos Estados.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a verticalização
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página