Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/03/2006 - 16h57

Saiba mais sobre o tucano Geraldo Alckmin

Publicidade

da Folha Online

Apelidado pelo colunista da Folha José Simão de "picolé de chuchu", o governador de São Paulo e candidato do PSDB à sucessão presidencial, Geraldo Alckmin, nasceu em Pindamonhangaba, interior do Estado de São Paulo, em 7 de novembro de 1952.

Alckmin é casado com Maria Lúcia Ribeiro Alckmin e tem três filhos: Sophia, Geraldo e Thomaz. É formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Taubaté, em São Paulo. Especializou-se em Anestesiologia no Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo.

Bruno Miranda/Folha Imagem
Alckmin é o candidato do PSDB à sucessão presidencial
Alckmin é o candidato do PSDB à sucessão presidencial
Em 1972, com 19 anos, foi o vereador mais votado de Pindamonhangaba, tendo sido escolhido presidente da Câmara Municipal. Quatro anos depois foi eleito prefeito de Pindamonhangaba e exerceu mandato de seis anos.

Em 1982, elegeu-se deputado estadual e, em 86, foi eleito deputado federal pelo PMDB. Foi vice-líder da bancada do partido na Assembléia Nacional Constituinte e, posteriormente, um dos fundadores do Partido da Social Democracia Brasileira, o PSDB.

Em 1990, Alckmin foi reeleito deputado federal como o quarto mais votado do PSDB-SP. Neste segundo mandato, foi autor do projeto do Código de Defesa do Consumidor e relator, na Câmara dos Deputados, do projeto que se converteu na Lei de Benefícios da Previdência Social.

Também foi autor de um dos projetos que se converteram na Loas (Lei Orgânica da Assistência Social) e relator do projeto de lei que facilita e disciplina a doação de órgãos para transplantes. Em 94, foi eleito vice-governador na chapa de Mário Covas.

Em 2000, Alckmin foi o candidato tucano à Prefeitura de São Paulo, quando obteve 952.890 votos (17,21% dos válidos) no primeiro turno, ficando atrás de Paulo Maluf (na época no PPB) por 7.691 votos de diferença.

Em janeiro de 2001, o tucano assumiu interinamente o governo do Estado de São Paulo, após afastamento médico de Mário Covas. Nas eleições de 2002, Alckmin foi reeleito com 58,64% (12.008.819 mi) dos votos válidos. O candidato do PT ao governo paulista, José Genoino, obteve 41,36% (8.470.863).

Especial
  • Veja galeria de fotos de Geraldo Alckmin
  • Leia o que já foi publicado sobre Geraldo Alckmin
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página