Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/03/2006 - 12h28

PMDB oposicionista faz consulta e recorre na Justiça

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

O PMDB realiza hoje uma consulta interna para decidir quem será o candidato do partido para disputar a Presidência da República. Essa foi a forma encontrada pelo presidente do partido, Michel Temer (SP) --que faz parte da ala oposicionista-- para manter de maneira informal as prévias, que foram suspensas por uma liminar do STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Foi o STJ que no final da noite deste sábado concedeu nova liminar para a ala governista do partido cancelando as prévias. A primeira liminar foi concedida na sexta-feira pela manhã pelo presidente do tribunal, ministro Edson Vidigal. No final da noite de sexta-feira esta liminar teve o efeito suspenso por outra concedida pelo ministro Hamilton Carvalhido, já que Vidigal estava viajando.

Ao retornar a Brasília, ontem, o ministro do STJ retomou a relatoria dos processos referentes ao PMDB e manteve sua decisão original de suspender as prévias.

O PMDB chegou a entrar com um recurso no STF (Supremo Tribunal Federal) para derrubar a decisão favorável aos governistas, mas o pedido foi rejeitado pelo ministro Eros Grau. Os advogados do PMDB vão ingressar nesta tarde com um pedido de reconsideração junto ao STF. Além disso, os advogados peemedebistas aguardam o resultado do novo recurso que foi apresentado ao STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Em meio a essa batalha na Justiça, apenas seis dos 27 diretórios regionais do PMDB não abriram suas portas neste domingo para a realização das prévias do partido, segundo a presidência nacional do PMDB. São eles: Alagoas, Amapá, Ceará, Bahia, Maranhão e Pará. Além deles, o diretório do Piauí chegou a abrir as portas e iniciar a consulta, mas encerrou os trabalhos no final da manhã.

Pela manhã, o pré-candidato do PMDB à Presidência da República Germano Rigotto, governo do Rio Grande do Sul, foi o primeiro a votar nas prévias de seu Estado.

No Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, outro pré-candidato, também votou. A seguir, ele retomou suas viagens pelo país em busca de apoio de convencionais. Os dois pré-candidatos estarão em Brasília no final do dia para uma entrevista coletiva.

Leia mais
  • Presidente do STJ suspende as prévias do PMDB deste domingo
  • Ala oposicionista do PMDB recorre ao STF para manter prévias

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre sobre eleições de 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página