Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/03/2006 - 21h11

Em Campos, PDT derrota candidato de Garotinho à prefeitura

Publicidade

da Folha Online

Após disputas na Justiça Eleitoral que atrasaram em cinco meses a escolha do prefeito de Campos dos Goytacazes (norte do Rio), Alexandre Mocaiber (PDT) foi eleito hoje para o cargo, derrotando Geraldo Pudim (PMDB, apoiado pelo casal Rosinha e Anthony Garotinho).

Com 98,95% das urnas apuradas, Mocaiber já é considerado o prefeito eleito --matematicamente, não é mais possível reverter sua liderança. De acordo com a rádio CBN, o pedetista acumula 129.108 votos, enquanto Pudim soma 101.527 votos. Mocaiber liderou a contagem de votos desde a divulgação da primeira parcial.

Maior colégio eleitoral do interior do Estado, Campos tem cerca de 320 mil eleitores. O pleito municipal de 2004 na cidade foi anulado em maio do ano passado por uma sentença da juíza Denise Appolinária. A decisão foi dada em processo que apurou denúncia de abuso do poder político e econômico durante a campanha naquele ano.

A decisão da juíza Appolinária cassou o mandato do prefeito eleito em 2004, Carlos Alberto Campista (PDT), do candidato derrotado por ele, Geraldo Pudim (PMDB), e tornou inelegíveis a governadora Rosinha Matheus e o ex-governador Anthony Garotinho.

Em novembro de 2005, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral), ao julgar recurso contra a sentença da juíza, devolveu os direitos políticos a Garotinho, Rosinha e Pudim, mas o caso ainda será julgado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O primeiro turno ocorreu no dia 12 de março. Pudim teve 39% dos votos e Mocaiber, 37%. Seis candidatos disputaram a eleição suplementar: Pudim , Mocaiber, Makhoul Moussalem (PT), Paulo Feijó (PSDB), Rockfeller de Lima (PFL) e Walter Silva Junior (PV).

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre eleições em Campos dos Goytacazes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página