Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/03/2006 - 07h05

Teotônio Vilela vai disputar governo de Alagoas pelo PSDB

Publicidade

SÍLVIA FREIRE
da Agência Folha

O senador Teotônio Vilela Filho (PSDB) lançou ontem, em Maceió, sua pré-candidatura ao governo de Alagoas. Ele recebeu o apoio do presidente do Senado, Renan Calheiros --da ala governista do PMDB--, que participou da solenidade de lançamento da pré-candidatura.

O governador Ronaldo Lessa (PDT), que deixará o governo de Alagoas na próxima sexta-feira, será o candidato ao Senado na chapa de Vilela Filho. O nome do candidato a vice-governador será definido na convenção em junho.

A candidatura do tucano recebeu também o também do PSB, PL, PT do B, PRP, PHS e PTC do Estado. O PFL, partido que deve coligar nacionalmente com o PSDB, não declarou apoio ao senador.

O deputado federal José Thomaz Nonô (PFL), presidente regional do PFL, deve apoiar a candidatura do deputado federal João Lyra (PTB).
Teotônio Vilela Filho já foi presidente nacional do PSDB e é senador há 20 anos.

Inicialmente, o senador Renan Calheiros era o nome mais forte para encabeçar a chapa, capaz até de atrair o apoio do PT no Estado. Atualmente, o senador tem boa relação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Calheiros, no entanto, decidiu continuar no Senado onde seu mandato vai até 2010.

Com o lançamento de Vilela Filho, o PT --aliado com o PC do B e o PV-- estuda agora lançar um candidato ao governo para viabilizar um palanque ao presidente Lula no Estado numa possível campanha de reeleição.

A definição deve sair até o final de abril e será tomada junto com a Executiva Nacional do partido.

Atualmente dois nomes são cogitados: o do vereador Judson Cabral (PT) e do ex-deputado federal Eduardo Bonfim (PC do B).

A mesma estratégia foi usada pelo PT na eleição de 2002, mas sem sucesso. Sem um nome forte disputando o governo do Estado, Lula teve menos votos que José Serra (PSDB) no segundo turno em Alagoas.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre eleições de 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página