Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/04/2006 - 17h32

Conselho deve escolher relator do caso Janene só amanhã

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

O presidente do Conselho de Ética da Câmara, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), adiou para amanhã o sorteio que irá definir o relator do processo de cassação do deputado José Janene (PP-PA). A escolha seria nesta terça, mas Izar preferiu aguardar a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) se manifestar sobre a consulta da Mesa Diretora sobre o pedido de aposentadoria de Janene.

A relatoria ficou vaga com o afastamento da deputada Angela Guadagnin (PT-SP) do Conselho de Ética. Ela responde ao processo pela "dança da pizza" e por isso foi afastada do colegiado.

Izar escolherá entre quatro nomes: Nelson Trad (PMDB-MS), Jairo Carneiro (PFL-BA), Edmar Moreira (PL-MG) e Marcelo Ortiz (PV-SP). Ontem Izar disse que não indicaria um suplente, mas pressionado o deputado decidiu incluir Ortiz no sorteio. Os demais são titulares.

A expectativa era que a CCJ discutisse ainda hoje o caso Janene, mas como não houve quórum no plenário da Câmara, a comissão só poderá retomar o assunto amanhã.

O relator do processo no colegiado, deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), considerou imprópria a concessão da aposentadoria a Janene. Ele sustenta que o benefício só pode ser concedido a deputados que estão sem mandato. Biscaia adverte, entretanto, que caso a Mesa da Câmara decida aposentar o deputado, o processo no Conselho de Ética não será interrompido.

Ex-líder do PP, o deputado José Janene é acusado de receber R$ 4,1 milhões do "valerioduto". O dinheiro foi sacado pelo ex-assessor do PP João Claudio Genu. O deputado alega que o valor foi usado pelo partido para pagar despesas com advogados.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a CPI dos Correios
  • Leia a cobertura completa sobre a crise em Brasília
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página