Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/04/2006 - 16h19

Carneiro vai substituir deputada da "dança da pizza" na relatoria do caso Janene

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

O deputado Jairo Carneiro (PFL-BA) foi escolhido nesta quarta-feira, em sorteio, para relatar o processo contra o deputado José Janene (PP-PR). Ele substituirá a deputada Ângela Guadagnin (PT-SP), afastada do Conselho de Ética depois da "dança da pizza". A deputada responde a um processo na corregedoria, o que a impede de continuar no Conselho de Ética.

Participaram do sorteio que definiu a relatoria, além de Jairo Carneiro, os deputados Nelson Trad (PMDB-MS), Mendes Thame (PSDB-SP), Edmar Moreira (PFL-MG), Anselmo (PT-RO) e Marcelo Ortiz (PV-SP).

Ele considerou relevante a denúncia do Ministério Público Federal, que ontem propôs o indiciamento de 40 pessoas envolvidas no escândalo do "mensalão", entre elas, José Janene.

"Acho que é um fato que não pode ser desprezado, mas vou avaliar. Posso fazer referência", afirmou.

O deputado pediu um prazo de 30 dias para apresentar seu parecer. Segundo ele, falta ouvir apenas duas testemunhas --os deputados Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Professor Luizinho (PT-SP)-- além do próprio Janene. Com problemas cardíacos, Janene vem adiando sucessivamente seu depoimento ao Conselho de Ética.

Carneiro disse que consultará a assessoria jurídica da Câmara para resolver o impasse. "Nós podemos ir até a casa do deputado, se for necessário. Ou ainda ouvir um advogado no lugar dele. Mas tudo dentro da lei", sugeriu.

O pefelista foi responsável pela cassação do mandato do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), primeiro a sofrer a punição entre os envolvidos no escândalo do "mensalão".

Entre outros motivos, Carneiro pediu a cassação de Jefferson por ele não ter "comprovado a existência do esquema nos moldes descritos".

Carneiro não comentou se seguirá o mesmo raciocínio na relatoria do caso Janene. "Não posso dizer nada. Ainda vou formar minhas convicções", disse.

Ex-integrante do Conselho de Ética, o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) disse acreditar que Carneiro fará um bom trabalho. "Acho que a relatoria caiu em boas mãos. Jairo tem uma formação jurídica muito sólida e deve fazer um parecer com conteúdo jurídico e político, bem equilibrado", afirmou.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a CPI dos Correios
  • Leia a cobertura completa sobre a crise em Brasília
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página