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18/04/2006 - 09h33

Campanha sobre auto-suficiência em petróleo começa hoje na TV

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PEDRO SOARES
da Folha de S.Paulo, no Rio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve fazer um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão no sábado para tirar dividendos eleitorais da auto-suficiência em petróleo a ser atingida na sexta-feira.

A campanha publicitária da Petrobras para promover a auto-suficiência, orçada em R$ 37 milhões, começa a ser veiculada hoje na TV. No dia 21 de abril acontecerá a comemoração: a inauguração da plataforma P-50, com a presença do presidente.

Lula deve fazer seu pronunciamento no dia seguinte, 22 de abril, data do Descobrimento. O presidente ressaltará a importância de ser auto-suficiente e a conquista que a Petrobras alcançou durante sua gestão. No ano da reeleição, será uma bandeira a ser usada no marketing da campanha.

O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, disse que não vê "problema" no uso político da campanha da auto-suficiência da Petrobras.

"Se alguém quiser usar [o governo], não é nosso problema. Vamos fazer uma campanha pela brasilidade e pela importância disso para o Brasil", afirmou.

Sobre a presença de Lula na inauguração da P-50, a plataforma que irá assegurar a auto-suficiência, Gabrielli é lacônico: "Ele é o presidente do país. O governo é o maior acionista da Petrobras. Não vejo problema nisso."

O objetivo da campanha no rádio e na TV, diz, é mostrar a importância do feito e do petróleo na vida do cidadão comum.

"Vamos fazer uma campanha sobre orgulho de ter atingido a auto-suficiência."

O objetivo central da campanha publicitária é explicar como um feito de tal importância para o país não resultará em benefício imediato para o bolso do consumidor de combustíveis.

As peças publicitárias, desenvolvidas em conjunto por duplas de criação das agências Duda Mendonça, F-Nazca e Quê, terão que mostrar didaticamente a aparente contradição entre não mais ser dependente de importações e continuar pagando por preços referenciados no mercado externo.

Inicialmente prevista para março, a veiculação dos anúncios começará semana antes do início da operação da P-50.

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