Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/04/2006 - 08h15

Plenário da Câmara vota hoje processo de cassação de Mentor

Publicidade

da Folha Online, em Brasília

O plenário da Câmara vota nesta quarta-feira o processo de cassação do mandato do deputado José Mentor (PT-SP), acusado de envolvimento com o "mensalão". A data da votação chegou a ser adiada por questão de ordem regimental. Mas Mentor abriu mão do prazo regimental para permitir que a votação acontecesse hoje.

"Nós não temos interesse em procrastinar. A defesa entendeu que não cabia recurso e abri mão do prazo", disse ele.

Mentor foi citado no relatório das CPIs dos Correios e do Mensalão como beneficiário de recursos das empresas de Marcos Valério Fernandes de Souza. Em depoimento ao Conselho, o deputado disse que não recebeu nenhum tipo de vantagem indevida durante seu mandato

No Conselho de Ética, o processo contra Mentor foi votado duas vezes. Na primeira, o parecer do deputado Edmar Moreira (PFL-MG), que pedia o arquivamento do processo contra Mentor, foi rejeitado pelo Conselho. Na segunda vez, o Conselho aprovou o relatório do deputado Nelson Trad (PMDB-MS), que pede a cassação do mandato de Mentor.

Mentor é acusado de receber, por intermédio de seu escritório de advocacia, R$ 120 mil da 2S Participações, empresa pertencente a Marcos Valério Fernandes de Souza, suposto operador do esquema de mensalão.

O relatório de Trad aponta que o repasse por meio do escritório pode ter permitido a lavagem do dinheiro, com o pagamento de impostos reduzidos.

Em sua defesa, Mentor diz que o dinheiro foi recebido como pagamento por três pareceres jurídicos elaborados pelo seu escritório a pedido do advogado Rogério Tolentino, sócio do empresário Marcos Valério na empresa 2S Participações.

Segundo o deputado, a prova de que a movimentação financeira foi feita de maneira legal é o fato dele ter notas fiscais e comprovantes de pagamentos de impostos sobre a movimentação.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a CPI dos Correios
  • Leia a cobertura completa sobre a crise em Brasília
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página