Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/05/2006 - 20h30

Plenário da Câmara absolve Josias Gomes

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasílio

Com o plenário esvaziado, a Câmara dos Deputados absolveu nesta quarta-feira o deputado Josias Gomes (PT-BA) do processo de cassação por quebra de decoro parlamentar. Ele é acusado de receber R$ 100 mil do esquema do "valerioduto".

Ele foi absolvido com 228 votos favoráveis à cassação, 190 contrários, 19 abstenções, 5 em branco e 1 nulo. São necessários 257 votos para cassar um mandato.

Josias Gomes foi o 10º acusado de envolvimento com o "mensalão" a ser absolvido pelo plenário. Dos 19 acusados de envolvimento com o "mensalão", quatro renunciaram para escapar da cassação e apenas três foram cassados --Roberto Jefferson (PTB-RJ), José Dirceu (PT-SP) e Pedro Corrêa (PP-PE).

Os deputados de oposição alegaram que Josias Gomes escapou da cassação porque o plenário estava esvaziado. No início da sessão, apenas 280 parlamentares estavam presentes.

Para realizar a sessão, o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP), esperou o plenário ficar cheio para dar início à votação.

Como na votação do processo contra José Mentor (PT-SP), deputados do PSOL, PV e PSB mostraram o voto em protesto pela fim do voto sigiloso.

Josias Gomes alegou, em sua defesa, que usou os recursos para pagar dívidas da campanha de 2002.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Josias Gomes
  • Leia a cobertura completa sobre a crise em Brasília
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página