Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/05/2006 - 09h21

"Publisher" da Folha é homenageado

Publicidade

da Folha de S.Paulo

O empresário Octavio Frias de Oliveira, "publisher" do Grupo Folha, recebeu ontem o prêmio Personalidade da Comunicação 2006. Comparecem à cerimônia o governador Claudio Lembo, o prefeito Gilberto Kassab, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o senador Marco Maciel (PFL-PE).

Frias de Oliveira disse que não se considerava merecedor do tributo: "Prefiro ver nesta homenagem o reconhecimento pelo trabalho dos muitos amigos e companheiros que vêm me ajudando ao longo da vida".

Jorge Araújo/Folha Imagem
O empresário Octavio Frias de Oliveira, "publisher" da Folha.
O empresário Octavio Frias de Oliveira, "publisher" da Folha.
O empresário fez uma ponderação sobre o êxito de seus empreendimentos: "Procuro ter em mente aquele verso de [Rudyard] Kipling no qual o escritor inglês fala do sucesso e do fracasso como dois impostores. De minha parte, experimentei ambos. Acima dessas vicissitudes, penso que o mais importante é trabalhar com afinco naquilo de que se gosta".

FHC disse admirar a capacidade de Frias de Oliveira de aliar o sucesso empresarial à defesa de suas crenças. Citou como exemplo a mudança da Folha em 1975, quando o jornal começou a dar voz a críticos dos militares ao mesmo tempo em que mantinha o espaço para aqueles que apoiavam o regime.

"O Frias vem sempre mantendo o que mais admiro nele: a capacidade de ser provocativo, a ironia, o gosto por não deixar as coisas conformes", afirmou.

Lembo disse apreciar o que chamou de "a coragem" de Frias de Oliveira de tratar questões incômodas aos que ocupam o poder: "Ele transformou a Folha dando essa característica de coragem, que às vezes a gente lê e fica um pouco chateado, mas compreende que é a Folha. Ele atrapalha as nossas manhãs, mas isso faz parte da vida. Ele nos deixa pela manhã um pouco triste, mas durante o dia a gente vê que a Folha estava certa".

Kassab disse que o prêmio era uma homenagem a um empresário "que ajudou a construir a democracia".

O prêmio foi concedido pelo 9º Congresso Brasileiro de Jornalismo Empresarial, Assessoria de Imprensa e Relações Públicas. Fernando Xavier, presidente da Telefônica, e Franklin Lee Feder, presidente da Alcoa, integraram a mesa que prestou o tributo. Compareceram à homenagem os ex-governadores Geraldo Alckmin e Orestes Quércia e o ex-prefeito José Serra.

Especial
  • Leia a cobertura completa do Fórum Folha de Jornalismo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página