Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/05/2006 - 19h16

Petista pede para CPI dos Bingos investigar Nossa Caixa

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

A CPI dos Bingos poderá investigar as denúncias de irregularidades na Nossa Caixa durante o governo do candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin. O pedido partiu do senador Flávio Arns (PT-PR), um dos porta-vozes do governo na comissão. Ele apresentou três requerimentos convocando ex-funcionários do banco.

A oposição avalia que se trata de uma jogada para evitar que a CPI aprove requerimentos que podem complicar o governo. Entre os requerimentos que os governistas querem vetar está o que pede a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico do presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, e o que convoca o ex-presidente da Caixa Econômica Federal Jorge Mattoso.

Os requerimentos do senador Flávio Arns podem abrir negociações com a oposição para evitar a aprovação da quebra dos sigilos de Okamotto e a convocação de Mattoso. Arns pede a convocação do ex-presidente da Nossa Caixa Valderi Albuquerque, do ex-funcionário Luiz Francisco de Barros Neto e do corregedor da Assembléia Legislativa de São Paulo, Romeu Tuma Júnior (PPS).

Os requerimentos são baseados numa declaração de Tuma Júnior publicada pela Folha de S.Paulo no dia 23 de abril. Ele disse que identificou na Nossa Caixa "uma continuidade do que aconteceu antes na Caixa Econômica Federal" numa referência aos contratos fechados pela Caixa Econômica Federal com a Gtech. Albuquerque, por exemplo, foi presidente da Caixa Federal durante a gestão de Fernando Henrique Cardoso.

O relator da CPI, senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), disse que não irá reabrir as investigações do caso Gtech. "Um relatório parcial já foi aprovado e o nome dele não foi citado", disse se referindo a Albuquerque. Ao todo, 34 pessoas serão indiciadas e três empresas pelo esquema.

Garibaldi ressaltou desconhecer as denúncias sobre a Nossa Caixa, mas adiantou que não acredita que elas tenham relação com a Getech. "Vou analisar os requerimentos, mas não acredito que os dois casos tenham conexão", afirmou.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a CPI dos Bingos
  • Leia a cobertura completa sobre a crise em Brasília
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página