Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/05/2006 - 11h34

Silvio Pereira depõe à CPI na quarta e Valério será convocado

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

O ex-secretário do PT Silvio Pereira deve receber, até o final do dia, a intimação da Polícia Federal para que deponha nesta quarta-feira à CPI dos Bingos. Nos próximos dias, será a vez do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza receber a convocação para que volte ao Congresso Nacional.

No final do ano passado, a CPI havia aprovado um requerimento para convocar Pereira. No entanto, no decorrer das investigações, os integrantes da comissão desistiram de chamá-lo. No final de semana, com as declarações feitas pelo petista ao jornal "O Globo", em que admite a existência de um esquema de arrecadação ilegal de recursos no governo por Valério, a CPI considerou fundamental ouvi-lo novamente.

Para chamar novamente o empresário Marcos Valério, a CPI precisa aprovar um novo requerimento de convocação.

O presidente da CPI, Efraim Morais (PFL-PB), afirmou que o pedido deve ser apresentado ainda nesta segunda-feira à comissão parlamentar de inquérito. Depois de aprovado o requerimento, a CPI marcará a data do depoimento e pedirá à Polícia Federal que intime o empresário mineiro.

Cúpula do PT

"Temos que observar que, em nenhum momento, as pessoas influentes do PT confirmaram a existência do valerioduto. O Silvinho [Silvio Pereira], que era da cúpula do PT, que gozava de intimidade palaciana, confirma tudo isso", afirmou o presidente da CPI.

"Ele confirma o que eu já sabia e todo mundo já sabia: que o presidente Lula sabia do esquema", concluiu.

No final de semana, os petistas tentaram desqualificar as declarações feitas por Silvio Pereira. O presidente do partido, Ricardo Berzoini (SP), chamou-o de mentiroso e disse que o ex-secretário do PT traiu o partido ao aceitar um Land Rover de presente da empresa GDK, que tem contratos com a Petrobras.

O líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), citado por Pereira como um dos quadros que mandava no partido, afirmou considerar "fantasiosas" e "irreais" as declarações do ex-dirigente petista.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Silvio Pereira
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página