Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/05/2006 - 19h42

PF localiza Silvio Pereira e consegue intimá-lo para depor à CPI

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

A Polícia Federal conseguiu entregar para o ex-secretário-geral do PT Sílvio Pereira, o Silvinho, uma intimação que o convoca a prestar depoimento para a CPI dos Bingos. Os parlamentares querem ouvir Silvinho sobre as novas denúncias envolvendo o "mensalão".

Em entrevista para o jornal "O Globo", Silvio disse que a intenção de Marcos Valério e de dirigentes do PT era arrecadar R$ 1 bilhão por meio de negociatas envolvendo bancos em processo de liquidação no Banco Central e que os lucros seriam distribuídos para o próprio partido e para aliados. Ele afirmou ainda que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mesmo no Executivo, ainda mandava no partido, e que o esquema montado por Marcos Valério continuava em funcionamento.

Hoje, durante o dia, o presidente da CPI dos Bingos, senador Efraim Morais (PFL-PB), disse que poderia recorrer à força policial para ouvir Silvinho. É que ele já faltou a dois depoimentos marcados pela CPI.

O líder do PFL no Senado, José Agripino (RN), tentou se antecipar a um provável pedido de habeas corpus por parte de Silvio Pereira para se manter calado no depoimento que deve prestar na quarta-feira à CPI dos Bingos.

Agripino disse que seu partido pode pedir a criação de uma nova comissão parlamentar de inquérito para investigar as denúncias apresentadas pelo ex-dirigente petista.

"Se porventura e por absurdo ele chegar municiado de elementos jurídicos que o impeçam de falar não teremos outro caminho senão pedir a abertura da CPI do Silvinho para investigar fatos gravíssimos que envolvem , por denúncias feitas por ele, o elenco de primeiro time do PT a começar pelo presidente da República", afirmou.

Apesar da ameaça, Agripino disse considerar essa uma possibilidade extrema, mas afirmou que o PFL pedirá a criação da nova comissão parlamentar. "Se a gente não investiga, vamos deixar a denúncia de que o esquema Marcos Valério não terminou porque existem cem marcos valérios novos com outros nomes por trás prosseguindo a corrupção no governo", declarou.

Leia mais
  • Erramos: PF localiza Silvio Pereira e consegue intimá-lo para depor à CPI

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a CPI dos Bingos
  • Leia a cobertura completa sobre a crise em Brasília
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página