Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/05/2006 - 12h15

Quércia diz que sai candidato ao governo de SP se Itamar disputar Presidência

Publicidade

EPAMINONDAS NETO
da Folha Online

O presidente do diretório paulista do PMDB, o ex-governador Orestes Quércia, condicionou hoje sua eventual candidatura ao governo de São Paulo à posição do PMDB na eleição presidencial. Quércia diz que só aceita sair candidato ao Palácio dos Bandeirantes se Itamar disputar a Presidência da República pelo PMDB.

"O Itamar, saindo candidato a presidente, eu deverei ser candidato a governador", disse Quércia.

Ele se reúne hoje em São Paulo com Itamar e lideranças paulistas do PMDB. O presidente nacional do partido, deputado Michel Temer (SP), também participa do encontro.

Quércia apóia a candidatura própria de Itamar. O partido, entretanto, vai decidir se terá ou não candidato próprio à Presidência na convenção deste sábado. A ala governista do PMDB boicota a candidatura própria e defende que o partido fique livre para se coligar nos Estados.

Temer disse que as eleições estaduais --o PMDB espera eleger de seis a quinze governadores-- não serão empecilho para a candidatura própria. "Os candidatos a governador querem a candidatura no plano nacional e naturalmente farão alianças brancas nos Estados."

Itamar, por sua vez, afirmou que o partido não tem como não ter candidato próprio à Presidência. "Se o PMDB teimar em ser coadjuvante e não ter candidato, terá que assinar o atestado de óbito."

Para Quércia, Itamar é o único candidato que tem condições de unir o PMDB. "Quem tem condições de somar o partido no sábado é o Itamar."

Especial
  • Enquete: o PMDB deve lançar candidato próprio à Presidência?
  • Enquete: Anthony Garotinho deveria ter entrado em greve de fome?
  • Leia o que já foi publicado sobre eleições de 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página