Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/05/2006 - 10h07

Petistas estudam pedir junta médica para avaliar Silvio

Publicidade

MALU DELGADO
da Folha de S.Paulo

O estado de saúde do ex-secretário geral do PT Sílvio Pereira preocupa integrantes da bancada do partido.

Nas últimas horas de ontem, chegaram às bancadas do PT na Câmara e no Senado relatos de petistas que teriam feito contato com Silvinho, como é chamado no partido, e constatado um preocupante quadro de instabilidade psicológica.

Assustados com os termos médicos utilizados no laudo apresentado pela defesa de Pereira ao STF (Superior Tribunal Federal), parlamentares do PT podem pedir hoje, antes do depoimento do ex-secretário à CPI dos Bingos, que uma junta médica do Senado o examine.

A Folha de S.Paulo confirmou com integrantes do governo e petistas que Sílvio Pereira teria sido procurado por membros do partido com intuito de prestar solidariedade e sondá-lo. Essa espécie de "blindagem" solidária a Silvinho e a Delúbio Soares (ex-tesoureiro da legenda), não foi eficaz, na definição de um petista.

O laudo médico, assinado por pelos médicos Ricardo Bittencourt Nepomuceno e Charles Louis Kiraly, da Clínica Saint Germain, de Taubaté (SP), fala inclusive num possível quadro suicida de Silvinho.

Os médicos diagnosticam distimia, ou seja, depressão crônica cujo tratamento está associado a antidepressivos, e sugerem a internação do paciente.

Os dois médicos foram procurados pela Folha na clínica psiquiátrica, mas não foram localizados. A clínica, localizada num bairro nobre de Taubaté, é especializada em diagnóstico e tratamento de depressão, estresse, dependência química e problemas psíquicos e psicológicos.

O novo advogado de Sílvio Pereira, Iberê Bandeira de Mello, estava em trânsito para Brasília e também não retornou as ligações da Folha.

O presidente da CPI, senador Efraim Morais (PFL-PB), já havia dito à Folha que poderia acionar a junta médica caso a defesa do ex-secretário petista alegasse a impossibilidade dele prestar depoimento por questões de saúde.

"Desumano"

"Ouvir uma pessoa nessas condições é absolutamente temerário, em todos os sentidos. Pode ser um ato desumano", disse o deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), que já solicitou uma junta médica para avaliar o estado de saúde de um depoente na CPI dos Correios, da qual ele foi sub-relator de contratos.

"É muito preocupante porque ele está visivelmente numa situação de instabilidade", disse o deputado Maurício Rands (PT-PE).

Os petistas passaram o dia ontem discutindo o possível impacto do depoimento de Silvio à CPI dos Bingos. O partido tenta evitar que a oposição tenha êxito no intento de reacender a crise política e abalar a campanha à reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Silvio Pereira
  • Leia a cobertura completa sobre a crise em Brasília
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página