Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/05/2006 - 19h03

Em nota, Alckmin diz que Lula deve esclarecimentos sobre crise com a Bolívia

Publicidade

da Folha Online

Em nota divulgada nesta quinta-feira, o pré-candidato do PSDB à sucessão presidencial, Geraldo Alckmin, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve esclarecimentos à nação sobre a nacionalização da exploração de petróleo e gás na Bolívia.

A nacionalização foi decretada no dia 1º deste mês pelo presidente boliviano, Evo Morales.

Morales disse hoje, na Cúpula América Latina-Caribe com a União Européia, em Viena, que tentou falar com o presidente brasileiro antes de decretar a nacionalização do gás natural boliviano, mas que foi impedido por auxiliares de Lula.

"Lula é muito solidário. Eu entendo que às vezes fazer caminhar o aparato do Estado custa. Nos últimos dias, antes da nacionalização, procurei por todos os lados para conversar com meu companheiro Lula, mas foi difícil encontrá-lo", afirmou o presidente boliviano.

Leia a íntegra da nota de Alckmin:

"As declarações feitas hoje pelo presidente Evo Morales na 4ª Cúpula entre União Européia, América Latina e Caribe, em Viena, aumentam ainda mais a perplexidade já causada pela crise que provocou com o Brasil.

Morales afirmou que procurou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por 'todos os lados', mas não o encontrou para avisar que iria nacionalizar o setor energético, medida que atingiu diretamente os interesses brasileiros e da Petrobras.

As relações internacionais são regidas por regras e protocolos e não podem ser tratadas como uma ação entre amigos ou companheiros. O presidente Lula, que adotou uma postura submissa e dúbia diante dessa crise com a Bolívia, agora se vê na situação constrangedora de explicar onde se encontrava. O presidente Lula deve esclarecimentos definitivos e urgentes à Nação."

Com informações da Agência Brasil

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições 2006
  • Leia a cobertura completa sobre a nacionalização na Bolívia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página