Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/05/2006 - 17h01

Líder do PT rejeita convocação de Dantas pela CPI

Publicidade

da Folha Online, em Brasília

A líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), condenou a possibilidade de levar o banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity, para ser ouvido pela CPI dos Bingos do Senado. Essa possibilidade começou a ser costurada pela oposição após a denúncia de que o PT teria procurado o Opportunity e pedido uma propina de "dezenas de milhões de dólares" entre 2002 e 2003.

Para Ideli, as investigações sobre o caso devem ser feitas no âmbito do pelo Ministério Público, para onde foram encaminhadas as conclusões das CPIs dos Correios e do Mensalão, que debateram a participação do banqueiro na origem do "valerioduto".

Ideli já avisou que levará sua posição contrária à convocação de Dantas pela CPI dos Bingos para a bancada do PT na próxima semana.

Ela insinuou que não é mera coincidência a suposta estratégia do banqueiro de criar fatos que o coloquem como vítima de perseguição. Ideli disse que a volta do banqueiro ao noticiário acontece às vésperas do julgamento de uma ação movida contra ele pelo Citibank nos Estados Unidos.

"O objetivo de Daniel Dantas é fazer com que as repercussões dos acontecimentos aqui no Brasil interfiram na decisão judicial. O Senado e a CPI não podem fazer este jogo", afirmou ela.

A denúncia contra o PT teria sido feita por Verônica Dantas --irmã de Daniel-- à Corte Distrital de Nova York. O documento foi apresentado pelo líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM). A oposição também está cautelosa em relação ao documento e busca um entendimento negociado com o PT sobre a necessidade de ouvir ou não Dantas na CPI.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Daniel Dantas
  • Leia o que já foi publicado sobre a CPI dos Bingos
  • Leia o que já foi publicado sobre a CPI dos Correios
  • Leia a cobertura completa sobre a crise em Brasília
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página