Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/05/2006 - 18h30

CPI deve envolver Carvalho com esquema que resultou na morte de Daniel

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

Ao concluir que o assassinato do prefeito de Santo André, Celso Daniel, foi crime de mando levado a cabo pelo esquema de corrupção supostamente montado pelo PT na cidade, a CPI dos Bingos deve apontar como envolvidos no caso o ex-ministro José Dirceu e o chefe de gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Gilberto Carvalho.

A Folha Online apurou que Dirceu e Carvalho devem ser apontados como envolvidos no esquema de corrupção e, possivelmente, "na ocultação de responsabilidades" pelo crime.

Por conta dessas ocultações, deve concluir a CPI, o crime praticado em 2002 em Santo André foi tratado como "comum" pela Polícia Civil de São Paulo. O documento final da comissão parlamentar, no entanto, não apontará os responsáveis pelo assassinato do prefeito.

"Eu vou dizer que houve corrupção. Ouvimos muita gente, acumulamos um volume amplo de material. Agora, não vou tratar de uma questão que é de polícia", afirmou o relator da CPI, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) para a Folha Online. "Eu vou descrever a corrupção e apontar os responsáveis. E direi que foi isso que levou ao assassinato", completou.

Carvalho foi apontado por João Francisco Daniel, irmão do prefeito assassinado de Santo André, como responsável por levar recursos desviados da prefeitura para o então presidente do PT José Dirceu. O irmão do prefeito relatou à CPI detalhes de uma conversa em que Carvalho teria confirmado o transporte de recursos em um veículo Corsa preto.

O chefe de gabinete de Lula, porém, negou as acusações ao depor à comissão parlamentar de inquérito. Posteriormente, em acareação com os irmãos do prefeito assassinado --João Francisco e Bruno Daniel--, voltou a negar participação no caso e disse que as acusações eram "criações" dos irmãos de Celso Daniel.

Na lista de indiciamentos do caso Santo André estariam, pelo menos, o empresário do setor de transportes Ronan Maria Pinto e o ex-secretário de Serviços Municipais de Santo André Klinger de Oliveira Souza. Ambos seriam responsáveis pela montagem e execução do esquema de corrupção na cidade de Santo André. A CPI deve pedir o indiciamento de Klinger e Ronan pelo crime de corrupção.

O relatório final da CPI será apresentado na segunda semana junho, segundo expectativa do senador Garibaldi Alves Filho. O relator pretendia colocar o relatório em votação antes do primeiro jogo da Copa do Mundo. Iniciado o torneio, há receio entre os integrantes da CPI de esvaziamento da comissão.

Uma equipe de técnicos do Senado participa da elaboração do relatório final. Uma parte dos técnicos vai analisar a possibilidade de indiciamentos; outra tratará de assuntos inconclusos na CPI, como a investigação sobre a dívida do presidente Lula no valor de R$ 29,4 mil paga pelo presidente do Sebrae, Paulo Okamotto; outra parcela será subdividida para tratar de cada caso investigado pela comissão.

Leia mais
  • Erramos:CPI deve envolver Dirceu e Carvalho com a morte de Celso Daniel

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Celso Daniel
  • Leia o que já foi publicado sobre a CPI dos Bingos
  • Leia o que já foi publicado sobre a CPI dos Correios
  • Leia a cobertura completa sobre a crise em Brasília
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página