Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/05/2006 - 13h47

Câmara define amanhã novos investigados por máfia das sanguessugas

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

A comissão de sindicância da Corregedoria da Câmara deve divulgar amanhã uma nova lista com nomes de deputados que serão investigados por suposta participação no esquema de desvio de recursos do Orçamento por meio da venda de ambulâncias superfaturadas.

A comissão apura denúncias contra 16 deputados, mas o número pode subir para 24. O corregedor, deputado Ciro Nogueira (PP-PI), disse que o trabalho será resultado da análise dos documentos encaminhados à comissão pela Polícia Federal.

Entre os parlamentares que deverão ter o nome incluído na lista está o do segundo-secretário da Câmara, deputado Nilton Capixaba (PTB-RO). Ele foi acusado pelo ex-prefeito de Cerejeiras José Eugênio de Souza de estar por trás da Klass Comércio e Representação Ltda., que pertence a Darci José Vedoin e Cléia Maria Trevisan Vedoin, os mesmos donos da Planam, a principal empresa do esquema desmontado pela "Operação Sanguessuga".

"Vamos apresentar até amanhã o relatório sobre o material apreendido pela Polícia Federal e definir se vamos incluir novos nomes", afirmou Ciro Nogueira.

O deputado não confirmou se Capixaba estará entre os novos investigados. "Isso vai ser definido amanhã pela comissão de sindicância e depois tem quer ser aprovado pela Mesa Diretora. Não vou falar sobre casos específicos."

Amanhã também deverá ser definido quando os deputados investigados serão chamados a depor. Ciro Nogueira adiantou que os assessores citados na "Operação Sanguessuga" como integrantes do esquema também serão convidados a dar explicações. "Se houver indício de participação de parlamentares, os assessores envolvidos serão chamados", disse.

A aposta de integrantes da comissão de sindicância é que os deputados só serão ouvidos a partir da próxima semana.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Operação Sanguessuga
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página