Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/05/2006 - 09h03

MST realiza manifestações e invasões em ao menos quatro Estados

Publicidade

da Agência Folha

No segundo dia de protestos da "jornada nacional de luta" do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), agricultores ligados ao movimento fizeram, em pelo menos quatro Estados, manifestações, bloqueios de estradas e invasões de órgãos públicos e de uma fazenda. Outros movimentos ligados à questão agrária também promoveram invasões pelo Brasil.

Em Pernambuco, foram invadidos a superintendência regional da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e o depósito da companhia, em Arcoverde (250 km de Recife). Bloquearam ainda uma rodovia federal, em Pesqueira (210 km de Recife).

As manifestações, iniciadas no final da manhã, terminaram no meio da tarde, com a doação de cestas básicas aos sem-terra.

A "jornada nacional de luta" do MST começou segunda-feira, com previsão de encerramento no próximo domingo. Os sem-terra reivindicam agilidade no processo de reforma agrária no país, a renegociação das dívidas dos pequenos produtores e a concessão de mais crédito agrícola aos trabalhadores.

No Rio Grande do Norte, o MST mantinha, até o início da noite de ontem, a invasão de 120 militantes à sede do Incra em Natal, iniciada na manhã de anteontem.

Segundo o superintendente do Incra no Estado, Paulo Gomes, um militante foi preso após apedrejar e quebrar um vidro de uma guarita do órgão. A coordenação do MST disse que foi um "ato isolado".

Integrantes do movimento também invadiram a Secretaria de Assuntos Fundiários do Rio Grande do Norte, liberada no início da tarde. Houve ainda um bloqueio, com 150 militantes, no km 159 da BR-101, em Canguaretama (80 km de Natal).

Em Sergipe, cerca de 800 famílias de agricultores ligadas ao MST invadiram na manhã de ontem duas agências do Banco do Nordeste no interior do Estado.

Também ontem, outras 200 famílias do MST (cerca de 800 pessoas) invadiram a fazenda Canudos, localizada em Macambira (SE).

Minas

O MLST (Movimento de Libertação dos Sem Terra) invadiu na madrugada de ontem mais uma fazenda em Minas Gerais, dessa vez em Uberlândia. Cerca de 250 famílias sem-terra invadiram a fazenda Douradinho sob o pretexto de que a área é usada para extração ilegal de madeira.

A invasão da fazenda faz parte da Jornada de Luta do MLST no Estado. No sábado, outras 140 famílias invadiram a fazenda São Domingos, em Comendador Gomes.

No Rio Grande do Sul, cerca de 350 integrantes do MST e do MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores) montaram ontem acampamento na sede do Incra em Porto Alegre.

No interior gaúcho, ocorreram mobilizações em Cruz Alta, Venâncio Aires, Pelotas, Santana do Livramento, Lagoa Vermelha e Sarandi. Houve manifestações dentro de bancos e bloqueios parciais em rodovias federais.

Em Goiás, pequenos produtores rurais trancaram a BR-153 e a BR-050.

Militantes do MST de Rondônia afirmaram que irão invadir hoje cinco agências do Banco do Brasil do interior do Estado --Ouro Preto do Oeste, Mirante da Serra, Nova União, Machadinho d'Oeste e Colorado d'Oeste.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o MST
  • Leia o que já foi publicado sobre a reforma agrária
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página