Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/05/2006 - 20h47

Lula amplia vantagem e pode vencer Alckmin no 1º turno, diz Datafolha

Publicidade

da Folha Online

Pesquisa Datafolha que será divulgada na edição da Folha de S.Paulo desta quinta-feira revela que a vantagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o tucano Geraldo Alckmin aumentou e com isso o petista pode vencer já no primeiro turno.

Considerando que o candidato do PMDB será Anthony Garotinho, a diferença de Lula sobre Alckmin, que era de 20 pontos em abril, passou para 22 pontos agora --ainda dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais.

Nesse cenário, Lula aparece na pesquisa com 43% das intenções de voto, contra 21% do tucano. Em abril, Lula tinha 40% das intenções de voto e Alckmin aparecia com 20%.

O índice de intenção de voto em Garotinho, que era de 15% em abril, caiu para 7% agora. Com isso, a diferença entre Lula e Garotinho subiu de 25 pontos para 36 pontos. Na comparação com Alckmin, a diferença subiu de 5 pontos para 14 pontos.

A queda de Garotinho ocorreu logo depois da greve de fome iniciada pelo peemedebista em protesto a uma suposta perseguição promovida pela mídia contra sua candidatura. A retração de Alckmin, por sua vez, foi verificada após a crise na segurança pública de São Paulo deflagrada pela onda de violência que atingiu o Estado.

O resultado está em linha com a pesquisa CNT/Sensus, que mostrou que a taxa de intenção de voto em Lula subiu de 37,5% em abril para 40,5% agora. A intenção de voto em Alckmin recuou de 20,6% para 18,7% no mesmo período. Para Garotinho, a intenção de voto caiu de 15% para 11,4%.

Vitória no primeiro turno

Dependendo do cenário, Lula poderia faturar a Presidência já no primeiro turno. A vitória na primeira fase ocorreria em dois cenários: sem a candidatura do PMDB e se o candidato peemedebista fosse o senador Pedro Simon (RS).

Se o PMDB não tiver candidato, Lula aparece com 45% das intenções de voto, contra 22% de Alckmin. Se o candidato do PMDB for Pedro Simon, Lula tem 44% das intenções de voto. Nesse último cenário, Alckmin ficaria com 22% e Simon com 2%.

A ala governista do PMDB quer derrubar a candidatura própria. Garotinho já desistiu da candidatura em favor de Simon.

Segundo turno

O levantamento mostrou que Lula venceria tanto Alckmin como Garotinho num eventual segundo turno. Contra Alckmin, Lula venceria por 52% a 35% --uma diferença de 17 pontos. Em abril, a pesquisa mostrava que a vantagem de Lula sobre Alckmin no segundo turno era de 15 pontos.

No cenário contra Garotinho, Lula venceria por 57% a 24% das intenções de voto--diferença de 24 pontos. Em abril, a diferença era de 22 pontos.

A pesquisa

O levantamento de abrangência nacional do Datafolha foi feito ontem e hoje. Foram ouvidas 6.000 pessoas em 258 municípios do país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa anterior havia sido realizada entre os dias 6 e 7 de abril.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições de 2006
  • Leia o que já foi publicado sobre pesquisas Datafolha
  • Assine a Folha de S.Paulo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página