Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/05/2006 - 20h17

Encontro entre PSTU, PSOL e PCB termina mais uma vez sem acordo

Publicidade

TATHIANA BARBAR
da Folha Online

O encontro desta quarta-feira entre membros do PSTU, PSOL e PCB, em Brasília, terminou mais uma vez sem acordo sobre o rumo das eleições de outubro. Os partidos já haviam se reunido na semana passada.

Segundo o presidente do PSTU, José Maria de Almeida, foram levantadas várias opções sobre candidaturas, caráter de campanha e programa de governo. "Nós temos um limite, se o PSOL não ceder, vamos lançar candidatura própria."

Os três partidos estão dialogando para definir o nome para a vaga de vice da senadora Heloísa Helena (PSOL-AL), candidata à Presidência da República, além das candidaturas ao Senado e aos governos estaduais.

O Diretório Nacional do PSOL aprovou a indicação do jornalista e economista César Benjamin (PSOL-RJ) para a vaga. No entanto, o PSTU já afirmou que o partido poderá retirar o apoio à candidatura da senadora caso o PSOL mantenha a decisão de disputar a eleição com uma chapa "pura".

O PSTU ofereceu o nome de José Maria para compor a chapa com Heloísa Helena. Uma alternativa da legenda para não ficar com a vaga de vice --que ficaria, no caso, com o advogado Plínio de Arruda Sampaio (PSOL)-- seria o PSTU escolher os candidatos aos governos de São Paulo e Minas Gerais.

No entanto, o PSOL já havia anunciado Plínio como candidato ao governo de São Paulo e, segundo José Maria, o partido praticamente descartou a possibilidade.

O PSOL realiza nos próximos dias 26, 27 e 28 o Encontro Nacional da legenda para discutir, entre outras coisas, a questão do vice. Os três partidos devem voltar a se reunir na semana que vem.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página